120 anos de Canudos: Artistas e populares comemoram com cantorias e poesias nas margens do Açude de Cocorobó; veja vídeo

Da Redação
O Movimento Popular e Histórico de Canudos está na sua XXXIV edição, que tem como objetivo a celebração pelos mártires na luta de Canudos.
Na sexta-feira (06/10), à noite, seria realizada a Tradicional Noite Cultural na Quadra Esportiva do CETEP II – ANTONIO CONSELHEIRO – antigo CEAC, porém, esse evento foi cancelado em face da morte prematura do Professor daquela Instituição de Ensino Técnico, TALYSSON FERREIRA CARDOSO, tendo em vista o clima de grande comoção que aconteceu junto ao seu corpo docente e discente.

Em razão disso, foi celebrada uma roda de orações pelo tão estimado professor, com a participação decisiva do MOVIMENTO DE CANUDOS. Este ano foi comemorado os 120 Anos da Guerra de Canudos na beira do açude que inundou a antiga Canudos, hoje submersa.

A programação contou ainda, na parte da manhã do dia 07 de outubro, com Debates e Cantoria na Igrejinha do Povoado de Bendegó e na parte da tarde, com mais debates, reflexões, poesia e cantoria na beira do açude Cocorobó. Na parte da noite foi realizada uma NOITE CULTURAL na Cidade de Euclides da Cunha, culminando o evento com uma reunião de avaliação da celebração e um almoço de confraternização na CASA DE CANUDOS, em Euclides da Cunha, isso no domingo, dia 08 de outubro.

Participaram, dessa Celebração, Caravanas de Sergipe, Salvador, Euclides da Cunha, Monte Santo, Canudos e Uauá.
Houve apoio das Prefeituras de Canudos, Monte Santo, Euclides da Cunha e Uauá, da APLB de Monte Santo e de Uauá, na pessoa do Coordenador Francisco Tavares (Prolepeses)  e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Santo, além do SINDAE – BAHIA e SINDIQUIMICA – BAHIA. O Prefeito de Canudos, GÉO, se comprometeu em elaborar um Projeto de Lei e incluir a CELEBRAÇÃO PELOS MÁRTIRES DE CANUDOS no Calendário Cultural do Município de CANUDOS. Espera-se, também que os outros Municípios que fazem parte dos Sertões de Canudos, especialmente, UAUÁ, MONTE SANTO e EUCLIDES DA CUNHA assim também o façam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *