Aulão para o Enem beneficia estudantes da rede estadual

As aulas de redação, matemática e química foram oferecidas através uma parceria do QG do Enem, da Secretaria Estadual de Educação, da UniNabuco e do Google for Education

Lara Tôrres
Guilherme foi para o aulão buscando ampliar sua visão social para a redação
Lara Tôrres – LeiaJá Imagens

 

Na manhã deste sábado (12) cerca de 2500 estudantes de escolas da rede estadual de ensino foram beneficiados com um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a participação do professor de matemática Rodrigo Sacramento, do professor de química, Carlos André e da professora de redação Fernanda Pessoa.

O aulão foi organizado pela plataforma de cursos on-line QG do Enem, pela Universidade Joaquim Nabuco (UniNabuco), pelo Google for Education e pela Secretaria Estadual de Educação. Além do evento realizado nesta manhã, houve a concessão de bolsa de estudos no QG do Enem para alguns estudantes.

O vice-reitor da UniNabuco, Leonardo Estevan, explicou que o propósito do aulão é ajudar estudantes da rede pública no momento da escolha de sua profissão e entrada no ensino superior. “Ter encontros como esse, que conectam grandes corporações e com a Secretaria de Educação, fortalece um propósito nosso, de fazer o aluno do ensino público tenha acesso às melhores tecnologias a fim de vencer esse momento importantíssimo que é passar pelo Enem, ingressar no ensino superior, trazendo uma transformação de sua vida, de seus familiares e o mundo”, afirmou o vice reitor.

De acordo com o diretor comercial da Ensinar Tecnologia, Cláudio Castro, que é a instituição parceira do Google for Education no Brasil, foi percebido que a educação e todas as instituições envolvidas no evento ganhariam força através da parceria, que ajuda os estudantes que se preparam para o Enem auxiliando o estudo das questões onde os alunos estão apresentando dificuldades. “Nós disponibilizamos simulados para os alunos das instituições parceiras, e quando o aluno erra uma questão, ele recebe automaticamente um vídeo do Google sobre o tema da pergunta que ele errou, para que possa estudar novamente, avaliar e ver onde estava o erro”, explicou Cláudio.

Segundo Ana Martini, do QG do Enem, o desenvolvimento do projeto de doação de bolsas a alunos da rede pública tem o aulão como forma de apresentar a iniciativa presencialmente aos estudantes. “O projeto em parceria com a Ensinar Tecnologia começou no Ceará e nós decidimos estender, foi bem recebido pela Secretaria de Educação de Pernambuco e então pensamos em fazer um aulão inaugural, pela iniciativa de doar as bolsas, para que os alunos conheçam os professores, entendam como é o projeto e saiam mais engajados, ele me param para agradecer por terem acesso a esse conteúdo”, contou Ana.

O professor de Química do QG do Enem, Carlos André, tinha boas expectativas que foram atendidas em relação ao aulão. Ele explica que a interação com os alunos foi um dos pontos mais positivos. “A expectativa era colaborar ao máximo com uma abordagem clara, simples e rápida, com conteúdos para uma prova que já está chegando. A participação do público surpreendeu, a interação foi bem interessante, agradou muito. Quando montei essa aula tentei trabalhar os temas com cenas de seriados para aumentar a interação e a atenção do aluno, e funcionou muito bem”, conta o professor.

Já Rodrigo Sacramento, professor de matemática do QG, achou o evento “um dos mais sensacionais” aulões em que já esteve e deu dicas para os alunos na reta final da preparação para o Enem. “A energia do público foi surreal, essa parceria é importante demais para levar aos alunos da rede pública conteúdos a que muitas vezes só quem estuda em instituições privadas tem acesso. Na reta final é importante que os alunos, principalmente os que têm dificuldade em matemática, respondam às provas dos últimos cinco anos do Enem para entender como a banca pensa. Também é importante focar em assuntos como grandezas proporcionais, geometria espacial, funções, estatística e porcentagem”, explicou ele.

Guilherme Souza tem 17 anos, quer estudar medicina e é aluno da Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Fernando Mota, em Setúbal, bairro da zona sul do Recife. A expectativa dele era enriquecer os conhecimentos e ampliar sua visão sobre a sociedade para melhorar em redação. “Minha expectativa foi atendida de uma forma muito divertida, que sai do modo tradicional de ensino e enriquece mais os conhecimentos dos alunos”, contou ele.

Edgar Monteiro, de 17 anos, e Alzira Vasconcelos, também de 17 anos, são alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) de Bezerros, município localizado no Agreste pernambucano. Os dois estudantes assistiram ao aulão e saíram satisfeitos com o resultado. “Eu tinha uma expectativa alta por ser um evento com o apoio do Google e gostei muito, especialmente do professor de matemática, que deu várias dicas de raciocínio lógico e como responder às questões com mais rapidez”, disse Edgar, que deseja estudar Economia.

Alzira elogiou os professores e ficou feliz com as dicas passadas por eles para organizar os estudos até o dia do exame. “Foi incrível, os professores sabem do que estão falando, são muito atenciosos. As dicas foram muito importantes, espero poder usá-las na prova”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *