Embrapa faz seminário

Iniciando a grade de capacitação, a ser realizada pela Embrapa Semiárido, em 2015, será ministrado, no período de 06 a 09/05, o Curso de Uso de Abelhas Melíferas na Polinização de Culturas Agrícolas, sob a coordenação geral de Dra. Márcia de Fátima Ribeiro, pesquisadora da Embrapa Semiárido, com o objetivo de divulgar os serviços de polinização realizados pelas abelhas e as técnicas de sua utilização na agricultura, bem como a necessidade da adoção de práticas agrícolas amigáveis. O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação que trabalhem na área de polinização, professores, pesquisadores, técnicos agrícolas, apicultores e produtores (em anexo, folder com mais informações).

As inscrições já se encontram abertas, podendo ser feitas no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Contatos Marilea Rodrigues e Gilberto Pires. Telefones: (87) 3861-4442 e 3861-4947.

O XIV Curso de Fertirrigação será ministrado no período de 26 a 29 de maio de 2015, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções de Petrolina. O evento é organizado pela Embrapa Semiárido, com o objetivo de divulgar entre agricultores, profissionais da extensão rural e estudantes o uso da técnica que permite aplicar água e fertilizantes ao mesmo tempo em culturas perenes e anuais.

Engenheiro agrônomo e coordenador do Curso, o pesquisador Jose Maria Pinto explica que o formato atual do evento deixou de tratar apenas das questões relacionadas à parte hidráulica da fertirrigação. A evolução das pesquisas, que passou a reunir informações sobre o emprego da técnica em diversas culturas como frutas (uva e manga) e olerícolas (cebola e melão), determinou a ampliação dos assuntos das suas palestras. Assim, temas agronômicos passaram a ser abordados.

De acordo com José Maria, o participante aprende sobre equipamentos e insumos apropriados para uso na fertirrigação. Mas, também, adquire conhecimentos a respeito do manejo adequado segundo as demandas por água e fertilizantes pelas plantas em cada fase de crescimento das culturas. O seu emprego é flexível em sistemas de irrigação diversos, como o gotejamento e microaspersão.

Desta forma, os participantes podem formar uma melhor consciência das vantagens dessa técnica de irrigação e adubação simultânea, que já tem amplo uso nos sistemas agrícolas modernos. O pesquisador explica que o manejo requer pouca mão de obra, além de tornar mais precisa a prática da fertilização ao aplicar adubos no exato volume de solo ocupado pelas raízes das plantas. São aspectos da técnica que contribuem para baratear os custos de produção.

As inscrições para o XIII Curso de Fertirrigação custam R$ 120,00 (cento e vinte reais) para profissionais e R$ 60,00 (sessenta reais) para estudantes e podem ser feitas no Escritório da Embrapa Semiárido localizado no Centro de Convenções de Petrolina. Maiores informações pelos telefones (87) 3861-4442 e 3861-4947, com Mariléa Rodrigues ou Gilberto Pires. A organização do curso informa que as vagas são limitadas e solicita aos interessados procurem efetivar logo suas inscrições, por se tratar de um curso muito demandado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *