Central de Cursos em Petrolina é bem avaliada pelo Pronatec‏

A Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional participou na última terça –feira(28) do 1 º Encontro Municipal do Pronatec Brasil Maior, realizado pela Prefeitura de Petrolina. O encontro contou com a presença do coordenador nacional do PBM e Analista de comércio exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Andrei José Rodrigues.

pronatec

Estiveram reunidos os representantes do setor produtivo da cidade e dirigentes das entidades de classe,e na pauta do encontro, a principal meta a ser debatida era como fortalecer o Programa e qual a melhor maneira de executá-lo,bem como a forma de operar o Programa,e ainda quais os cursos que Petrolina receberá no semestre que se inicia.

Central de Cursos

No evento foi destacado o empenho da Prefeitura de Petrolina em ampliar os serviços oferecidos pelo Pronatec, através da Central de Cursos, recentemente inaugurada no Parque Josepha Coelho, pelo Prefeito Julio Lossio, e que pode abrigar em um só espaço as matriculas para qualquer curso. Antes a população se desdobrava para achar o lugar certo para fazer sua matricula. Com a chegada da Central de Cursos, esse problema acabou. O espaço é amplo, climatizado, com auditório e salas que podem ser usadas pelos usuários dos programas sociais. Para o 2° semestre de 2015, estão programadas 750 vagas serão distribuídas para 33 cursos em Petrolina. O município é o 9º do país com maior número de vagas aprovadas no Pronatec.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Uma iniciativa que traz mais competitividade para a indústria, desenvolvimento para a nossa cidade e qualidade de vida para o trabalhador. Aumentando as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Petrolina, na Gestão do Prefeito Julio Lossio, vem dando ênfase para que mais cursos sejam instalados na cidade. A central Municipal de cursos vai proporcionar maior amplitude a todos os programas que já são desenvolvidos.

A Prefeitura Municipal de Petrolina tem uma parceria com o Pronatec, através da Secretaria de Cidadania com:

SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)

SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)

IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)

SEST/ SENAT (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)

Texto Cauby Fernandes/Assessoria de Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *