‘Vamos receber 40 novos policias, mas vão embora 50 para reserva’

Ação Popular

O comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar (5° BPM) em Petrolina, tenente-coronel Isaac Guerra, falou sobre segurança pública e ressaltou que o crime em Pernambuco é uma senoide – tem ano que ele baixa e tem ano que explode. “Essa crise política que desbancou o desemprego aumentou o número de roubo, estamos feito loucos prendendo indivíduos nas ruas da cidade”.

isaac guerra

“A cidade de Petrolina está crescendo rapidamente e os sistema de segurança não está conseguindo acompanhar, para se ter uma ideia estamos trabalhando com 10 viaturas, vamos receber 40 novos policias, mas vão embora 50 para reserva, resumindo aqui na cidade vamos ficar com menos 10 policias. As dificuldades são muito grandes e estamos tentando buscar algumas parcerias com a prefeitura para tentar trabalhar, isso é muito importante, temos que envolver todos os órgãos”.

Guerra atribui todos os problemas a desatualização da lei, que segundo ele, dar algumas brechas. “O desemprego, a vagabundagem e a frouxura da lei são um dos grandes problemas, não adianta só nós fazermos o nosso papel, se não congresso as coisas não estão andando. Para se ter uma ideia mais de 600 presos foram soltos no Estado de Pernambuco e tudo isso é culpa da lei que defende as pessoas que tem boa conduta”.

Sobre a quantidade de homicídios que vem acontecendo em Petrolina, ele lamentou. “De ontem para hoje mesmo estivemos 2 homicídios, isso é lamentável. Petrolina hoje assume o ranking como a décima cidade de Pernambuco sendo a cidade mais violenta, hoje já estamos com 101 homicídios, onde 57 % são ex-presidiários e que tem bronca com a justiça, na maioria das vezes eles são beneficiados pela lei. Com isso, sobra apenas 43% que foram crimes de homofobia, feminicídios, confronto de policial com bandido e crimes de proximidades. Esses homicídios são acertos de contas e que a sociedade não aguenta mais e se sente injustiçado”.

Com relação ao uso abusivo de drogas e aos casos de estupros que vem acontecendo na Orla I de Petrolina e que tem amedrontado a sociedade, o comandante esclareceu. “Estamos tentando combater isso e o uso de drogas também, mas prendemos as pessoas e quando chegam às delegacias eles dizem que são usuários e o delegado vai e solta, a mesma coisa acontece na ilha do fogo. Com relação ao estupro até agora só foi registrado um caso, já temos a foto do rapaz e a polícia já está procurando. Oriento que as pessoas não caminhem sozinhas”.

Com informações de Waldiney Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *