Aécio Neves quer lançar candidatura à Presidência em São Paulo

Pré-candidato à Presidência da República, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) quer que a Convenção Nacional do PSDB que oficializará o nome dele na disputa pelo Palácio do Planalto ocorra em São Paulo, estado governador pelos tucanos há 19 anos. A proposta será encaminhada por Aécio à Direção Nacional da legenda. O mineiro preside nacionalmente o partido.

A revelação foi feita nessa quinta-feira (10), durante um jantar de Aécio com lideranças do PSDB em São Paulo. “É uma demonstração da importância que nós daremos na campanha e, obviamente, no governo, ao Estado de São Paulo”, justificou Aécio. O senador mineiro tenta quebrar a resistência dos tucanos paulistas à sua própria candidatura.

Desde 1994, os candidatos do PSDB à Presidência foram paulistas. Entre 1995 e 2002, o ex-senador paulista Fernando Henrique Cardoso presidiu o País. Em 2002 e 2010, o ex-governador José Serra disputou o Planalto. Em 2006, o escolhido foi o governador Geraldo Alckmin, que voltou ao governo paulista na última eleição.

Em 2014, pela primeira vez desde a redemocratização, não há um político paulista dentre os principais concorrentes ao Planalto. Assim como Aécio, a presidente Dilma Rousseff (PT) é mineira, mas fez carreira política no Rio Grande do Sul. Completa a lista o ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB).

São Paulo chegou a ser uma das cidades cotadas para o lançamento da candidatura presidencial de Campos, mas foi excluída por causa dos desentendimentos entre o PSB e a Rede no palanque estadual. O anúncio vai ocorrer nesta segunda-feira (14), às 15h, em Brasília.

Campos, porém, vai se mudar para São Paulo já na próxima semana para facilitar a campanha nacional. Além de o Estado ser o maior colégio eleitoral do País, ele irá morar próximo ao aeroporto de Congonhas, uma das principais rotas áreas brasileiras.

Blog: Do jamildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *