Agências bancárias amanhecem em greve nesta quinta (19)

Da Redação

Agências Bancárias de todo o país amanheceram fechadas nesta quinta (19/09). Os bancários entram em greve por tempo indeterminado depois de quase dois meses tentando resolver o impasse da campanha salarial com os bancos.

O presidente do sindicato dos bancários em Juazeiro e região do Vale do São Francisco, Maribaldes Silva, estava numa das agências do município e declarou que a greve é nacional. “Estamos em greve nacional e por tempo indeterminado. Espero que o mais rápido possível a Fenaban chame a categoria para conversar e atenda nossas reivindicações”, declarou.

Os profissionais reivindicam o aumento real de 11,93%, maior distribuição na PLR (Plano nos Lucros e Resultados), mais contratações de bancários para atendimento a clientes, melhores condições de trabalho e segurança.

Maribaldes informou que os serviços de compensação estarão funcionando normalmente, como o recolhimento de envelopes e abastecimento de caixas eletrônicos. “Os caixas eletrônicos estarão funcionando, as máquinas serão abastecidas, os envelopes recolhidos, as casas lotéricas estão funcionando, tem os correspondentes bancários, estaremos realizando os serviços de compensação, o básico dos 30% exigidos por lei”, disse.

Segundo o sindicato, por quase dois meses o comando nacional tentou resolver a campanha salarial na mesa de negociação, no entanto, a Fenaban ofereceu reajuste salarial de 6,1%. A cidade de Juazeiro possuí uma média de 300 bancários e 11 agências.

Alternativas para obter atendimento durante a greve dos bancários
Lotéricas – Recebem pagamentos de boletos bancários da Caixa Econômica Federal; guia da Previdência Social (GPS), guia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); e pagamentos do Departamento de Trânsito (Detran), como licenciamento, Dpvat e multas, contas de água, luz, Oi fixo, GVT, TVs por assinatura e faturas de cartão de crédito da Caixa, boletos de pagamentos de outros bancos (até R$ 700).

Telefone, internet e caixas eletrônicos – Efetuação de depósitos bancários, pagamentos de contas, saques eletrônicos, transferências financeiras, DOCs, retiradas de folhas de cheque, créditos de celulares.

Cartão Cidadão – Agências lotéricas, correspondentes bancários e salas de autoatendimento bancário efetuam saques para quem tem valores do  Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a receber.

Aposentados e pensionistas – Segurados do INSS  podem sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos. Quem recebe pela Caixa Econômica pode retirar o benefício nas casas lotéricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.