Agricultor está otimista com chuvas que caem a cima da barragem de Sobrinho

agricultor1

O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá-AFRUPEC e membro da Comissão de Produtores dos Perímetros  Irrigados de Maniçoba– Josival Barbosa, falou sobre a situação do lago de Sobradinho que atualmente encontra-se com 1,6% de seu volume útil.

“Desde junho de 2014 que se anunciava que Sobradinho poderia chegar ao volume morto, à informação é que atualmente está em 900m3/s e com forte possibilidade de chegar a 730m3/s já no início de dezembro. A boa notícia é que as chuvas que caíram no Rio São Francisco nos últimos dias na região de Minas Gerais e as medidas preventivas tomadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), IBAMA e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco estão permitindo expectativa de melhora do cenário no reservatório de Sobradinho”.

“Devido a isso, a previsão da Chesf é de que o reservatório de Sobradinho passe a aumentar seu volume, após atingir 1% de seu volume útil. Portanto o do lago de Sobradinho não vai chegar ao seu volume morto”, acrescentou.

Diante disso, Joseval ressaltou que os produtores dos Perímetros irrigados de Maniçoba, Curaçá e Pedra Branca já estão fazendo a sua parte. “Já conseguimos os flutuantes, ainda foram implantados por conta que houve um problema na licitação, o novo prazo é que até o dia 15 de dezembro sejam instalados. Os produtores hoje estão fazendo a sua parte, já instalaram o sistema moderno de gotejamento e isso vem ajudando bastante”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *