Ainda com dúvidas na zaga e no meio, Tite começa, nesta quinta-feira, a decidir time que enfrentará a Croácia

Marquinhos não tem vaga garantida entre os titulares
Marquinhos não tem vaga garantida entre os titulares Foto: Leo Correa / AP
Bruno Marinho e Igor Siqueira

Londres (ING) – Foram dez dias de trabalho mais voltados para a teoria. Tite conversou com jogadores individualmente, explicou seus anseios táticos. Ao mesmo tempo, observou. Sentiu como os atletas se apresentaram na parte física e, nos trabalhos táticos realizados até agora, constatou o quanto cada um assimilou. Agora chegou a hora de praticar. A partir desta quinta-feira, o técnico da seleção brasileira começa a formar o time que será titular no amistoso contra a Croácia, domingo, em Liverpool — o penúltimo antes da estreia na Copa.

Na atividade no centro de treinamento do Tottenham, Tite finalmente dará sinais mais claros de quais caminhos deverá seguir em relação às duas dúvidas que ainda carrega para decidir os seus onze. Não apenas os que começarão jogando os amistosos preparatórios — no dia 10, o rival será a Áustria, em Viena —, mas também a primeira partida no Mundial, dia 17, contra a Suíça, em Rostov.

Uma das dúvidas está na zaga. Tite tem três jogadores para duas vagas. Marquinhos, Miranda e Thiago Silva oferecem ao treinador três combinações diferentes, cada uma com seus prós e contras. Outra questão ainda mal resolvida está no meio de campo. Renato Augusto abriu espaço para a concorrência e hoje convive com a sombra de Fernandinho e Philippe Coutinho.

A permanência do meia do Beijing Guoan, da China, na equipe significa a manutenção do entrosamento construído durante as Eliminatórias. Já Fernandinho aumentaria o poder de marcação no meio, o que soltaria ainda mais Paulinho para se aproximar do ataque. Philippe Coutinho, por sua vez, tornaria a equipe mais criativa no meio e abriria espaço para que Willian, tão bem quisto por Tite, pudesse atuar aberto pelo lado direito do ataque da seleção.

Anfitriões derrotados

Na reta final de preparação para a Copa, a Rússia foi derrotada ontem em amistoso pela Áustria, que não vai ao Mundial, por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Schöpf, aos 28 minutos do primeiro tempo.

O próximo duelo russo será no dia 5, contra a Turquia. Antes, outros amistosos serão realizados. Amanhã, a França pega a Itália, e a Austrália duela com a República Tcheca. No sábado, Alemanha, Inglaterra, entre outras seleções entram em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *