Atividades não essenciais estão proibidas das 20h às 5h durante a semana em todo o Estado

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (01), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado.

Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Parques, praias e clubes sociais estarão fechados nos finais de semana. Nas praias, por ora, será permitida a prática individual de atividades esportivas.

As medidas entram em vigor a partir desta quarta-feira (3) e serão mantidas até o dia 17 de março.

As igrejas e templos religiosos devem seguir o protocolo, podendo funcionar das 5h às 20h, mas somente de segunda a sexta-feira.

Shoppings não poderão funcionar aos sábados e domingos, assim como comércios de rua não essenciais.

Supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes continuarão funcionando normalmente.

Os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste também serão mantidos, com atenção e respeito aos protocolos atuais. Sem público.

A restrição foi anunciada três dias após o anúncio que restringia atividades não essenciais para o período entre 22h e 5h em todo Estado. Durante os finais de semana, os serviços não essenciais poderiam funcionar entre 17h e 5h. O decreto anterior, anunciado na sexta-feira (26), começou a valer neste sábado (27), mas já não se mostrou tão eficaz diante da tendência de aumento de casos do novo coronavírus em Pernambuco.

De acordo com o governador Paulo Câmara, as medidas se baseiam na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, que superou 90% na semana passada.

“Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, justificou o governador Paulo Câmara.

Paulo Câmara ainda anunciou que novos leitos de UTI serão abertos no Estado. “Amanhã (terça), teremos 18 novos leitos no Hospital Agamenon Magalhães (no Recife) em funcionamento e, até o final da semana, chegaremos a 50 novas vagas”, informou.

Vacina
Nesta terça-feira (02), o governador estará em Brasília para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *