Audiência debate implantação de dois cursos na UESB

A implantação dos cursos de Medicina Veterinária, em Itapetinga, e Odontologia, em  Vitória da Conquista, ambos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi um dos assuntos discutidos na manhã de hoje, durante a Comissão de Educação, Cultura, Ciência Tecnologia e Serviço Público. No encontro, o  deputado Herzem Gusmão (PMDB), que também é vice-presidente da Comissão, propôs  uma audiência pública em Salvador para discutir a possibilidade de implantação das graduações  nas duas cidades.

“Itapetinga vive numa crise e precisa tanto elevar sua autoestima. O município, que tem vocação para a pecuária, já tem o curso de zootecnia. Itapetinga tem uma bela história. A primeira inseminação artificial do Nordeste Brasileiro aconteceu, há muitos anos, nessa cidade, com a Leite Glória. Então, uma graduação em medicina veterinária seria de extrema importância.  Já Vitória da Conquista possui toda uma infraestrutura para o curso de odontologia, com vários consultórios da UESB prontos e montados para o uso. Esse é um desejo para todos nós” argumenta.

A sugestão para a audiência pública sobre o assunto teve apoio do presidente da Comissão, deputado Eduardo Salles, (PP), do deputado Bira Coroa (PT) e também do deputado Vando (PSC), que votaria a favor. No entanto, segundo Herzem Gusmão, o deputado Rosemberg Pinto (PT), tentou o tempo todo impedir a realização desta audiência pública, e pediu a revisão de quórum. “Por fim, ele acabou se posicionando contra esse debate e discussão, mas acabou caindo em contradição e disse quando falou que era um sonho. Ora, se era um sonho antigo, por que ele votou contra a realização da audiência pública? Convidado também para dar seu parecer e desanimar a comissão, o deputado líder do governo, Zé Neto (PT), disse que no momento não pode se pensar em novos cursos, devido à crise que assola o país. No final, o deputado Eduardo Salles, ponderou e disse que na próxima semana ele vai inverter a pauta, colocando a sugestão como prioridade nas discussões desta Comissão”, destaca o Gusmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *