Aumento de casos de alguns tipos de câncer preocupa médicos

[Aumento de casos de alguns tipos de câncer preocupa médicos]

O aumento dos casos de câncer de tireoide, próstata, cólon e reto na população entre 20 e 49 anos, de 1997 a 2016 chamou a atenção de especialistas. Os dados foram apresentados na quarta-feira (17), durante o Fórum Big Data em Oncologia, no Rio de Janeiro.

Segundo os dados do estudo elaborado pelo Observatório de Oncologia, as elevaçãos nos índices foram nos casos de: tireoide 8,8%; próstata 5,2% e cólon e reto 3,4%.

De acordo com o estudo, houve aumento ainda na mortalidade por alguns tipos da doença. O maior percentual foi de câncer no corpo do útero, que subiu 4,2% por ano; seguido por cólon e reto com 3,2%, mama 2,5%, cavidade oral 1,2% e colo de útero 1%.

Foi apontado durante o encontro, a diferença de acesso das informações e à disponibilidade de tratamento entre as regiões do país, com maior dificuldade no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, fatores para aumento dos casos.

O diagnóstico precoce também é relevantes para o impacto nos resultados dos tratamentos. Além de ter bons hábitos alimentares e físicos.

O resultado, além de um alerta, vai servir para indicar tipos de políticas que podem ser adotadas pelos gestores e impedir que a tendência tenha um crescimento maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *