Declaração foi dada em Parnaíba, onde presidente sobrevoou região produtora de frutas

João Pedro Pitombo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quarta-feira (14), em Parnaíba (a 335 km de Teresina), que “bandidos de esquerda” estão voltando ao poder na Argentina.

“Olha o que está acontecendo com a Argentina agora. A Argentina está mergulhando no caos. A Argentina começa a trilhar o rumo da Venezuela, porque, nas primárias, bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder”, afirmou.

A declaração faz referência à vitória da chapa formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas eleições primárias na Argentina, por 47% contra 32% do presidente Mauricio Macri, aliado de Bolsonaro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) – Adriano Machado/Reuters

A referência à Argentina foi feita logo após o presidente afirmar que vai trabalhar para “varrer a turma vermelha” do Brasil e derrotar “a corrupção e o comunismo” nas eleições de 2022.

Mesmo com as críticas à política argentina, Bolsonaro fez questão de destacar em discurso o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A queda de barreiras para a fruticultura, disse ele, vai beneficiar o perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, que produz frutas na região do delta do rio Parnaíba, no Piauí.

“Agora não terá mais barreira para [a Europa] importar as frutas produzidas no Brasil. A fruticultura aqui de Parnaíba, no Piauí, será pujante.”

Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Parnaíba às 10h, de onde saiu para um sobrevoo na região dos Tabuleiros Litorâneos.

Na sequência, o presidente seguiu para o centro da cidade para inaugurar uma escola do Sesc que se chamará Escola Presidente Jair Messias Bolsonaro. Nos dois atos, o mandatário foi acompanhado por um antigo aliado: o ex-governador do Piauí e o atual prefeito de Parnaíba, Francisco de Moraes Souza (SD), o Mão Santa.