Bolsonaro e Lula sobem em pesquisa XP/Ipespe: números são diferentes do Datafolha

Marcos Coimbra diz que nos levantamentos feitos presencialmente a vantagem de Lula é maior, com tendência de vitória no primeiro turno; Ipespe é feita por telefone

Lula e Alckmin.Créditos: Ricardo Stuckert

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (27), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial, com 45% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 34%. Lula estaria com cerca de 48% dos votos válidos, portanto dentro da margem de erro para vencer no primeiro turno.

De acordo com o instituto, os dois cresceram dentro da margem de erro. As entrevistas, de acordo com o instituto, foram feitas pelo telefone através do Sistema CATI IPESPE.

Na sequência de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes, que manteve 8%, Simone Tebet, que oscilou de 2% para 3%.

Segundo turno

Em uma simulação para o segundo turno, Lula se mantém à frente com 53%, mesmo número da leitura anterior. Bolsonaro oscilou um ponto para cima, indo a 35% — diferença de 18 pontos percentuais.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 23, 24 e 25 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07856/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Marcos Coimbra

O sociólogo Marcos Coimbra aponta em relatório realizado nesta sexta-feira, em que faz um agregado de diversas pesquisas, que nos levantamentos feitos presencialmente a vantagem de Lula é maior, com tendência de vitória no primeiro turno, conforme apontou o Datafolha divulgado nesta quinta-feira (26).

Datafolha

Datafolha divulgado na noite desta quinta-feira (26) mostrou que Lula atingiu 54% dos votos válidos entre os eleitores ouvidos pelo instituto, o que lhe garantiria a vitória na corrida presidencial já no primeiro turno. Nos votos totais, o petista obteve 48% das intenções de voto, contra 27% de Jair Bolsonaro, o que mostra uma ampla vantagem de 21% do antigo mandatário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.