Botafogo e Vasco fazem contas para atingir 46 pontos e fugir do rebaixamento

Zé Ricardo precisar fazer o Botafogo permanecer na Série A Foto: Nelson Almeida / AFP
Alberto Valentim com dificuldades de fazer o Vasco fugir da degola Foto: Rafael Ribeiro / Vasco
Gabriel Toscano

O Campeonato Brasileiro se aproxima da reta final, aumentando a pressão sobre Botafogo, 15º colocado com 29 pontos, e Vasco, o 18º com 25, na zona de rebaixamento. Faltam 13 jogos para o Alvinegro, que enfrenta o Vitória hoje; e 14 para o Cruz-Maltino, que amanhã encara o Bahia e na quinta-feira tem uma partida atrasada da terceira rodada contra o Santos. Os torcedores dos dois times estão unidos em torno de uma única obsessão: chegar aos 46 pontos.

Esta é uma marca histórica do Brasileiro de pontos corridos com 20 equipes, formato utilizado desde 2006. Os times que atingiram a meta não caíram para a segunda divisão. A equipe que foi rebaixada com a pontuação mais alta foi o Coritiba: 45 pontos, em 2009. Nada impede, porém, que um time se salve com pontuação menor — Vitória e Sport, por exemplo, permaneceram na Série A ano passado com 43 e 45 pontos, respectivamente. Mas 46 é o número mágico.

Foto: Arte Extra

A sequência de jogos fundamental para o Botafogo é agora. Nas próximas seis rodadas enfrenta cinco adversários diretos e o líder São Paulo. Já para o Vasco, a sequência mais difícil será no fim do campeonato, quando duelará com São Paulo e Palmeiras, candidatos ao título. Abaixo, apontamos um caminho possível para que os dois se livrem da degola.

Foto: Arte Extra

Vencer fora de casa é desafio crucial

Para se dar bem na sequência de confrontos diretos, o Botafogo vai precisar quebrar uma escrita de 2018: vencer fora do Rio. Não derrotar Ceará nem Vitória, adversário de hoje, significa ter que compensar pontos perdidos contra rivais que estão mais acima na tabela. A única vitória fora de casa do Alvinegro neste Brasileiro foi justamente contra o Vasco, em São Januário.

O desafio de vencer fora de casa também está em questão para o Vasco. O time ainda não voltou com três pontos para o Rio nenhuma vez neste campeonato. Para não cair para a segunda divisão, será necessário ao menos derrotar o Paraná, lanterna e único virtual rebaixado. Além de somar pontos fora, é crucial fazer o dever de casa e ser um bom mandante. Amanhã, às 20h, em São Januário, o Vasco não pode se dar ao luxo de não vencer o Bahia, adversário direto que também briga na parte de baixo da tabela.

Foto: Arte Extra
Foto: Arte Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *