Brasil x Colômbia: em amistoso, Neymar tenta se livrar das turbulências

Neymar será titular do ataque da seleção no amistoso contra a Colômbia
Neymar será titular do ataque da seleção no amistoso contra a Colômbia Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Miami, EUA – Um comercial veiculado à exaustão no período da Copa de 2018 trazia a seguinte frase de Tite, com a entonação que lhe é peculiar: “Vai lutar, vai retomar, vai recuperar”. O “mantra” do técnico da seleção brasileira se encaixa bem no que se espera de Neymar hoje, às 21h30 (de Brasília), no amistoso contra a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos.

O desejo de recuperação é abrangente. Envolve questões físicas, é claro — o camisa 10 não entra em campo há três meses, desde que se machucou no amistoso contra o Qatar, antes da Copa América. Mas é também uma aposta para turbinar o lado psicológico do jogador, frustrado por não ter conseguido trocar o Paris Saint-Germain pelo Barcelona na última janela de transferências.

Na cidade que se preparou para receber o furacão Dorian, Neymar tenta fugir da própria turbulência. Ele fará seu primeiro jogo na temporada.

— Não abrimos mão de um jogador com o talento de Neymar — afirmou Tite.

Estar em Miami traz boas lembranças para o craque. Nessa mesma cidade americana o atacante lutou, retomou e recuperou seu futebol depois da Copa de 2014. Foi também contra a Colômbia, no mesmo estádio da partida de hoje, que ele fez o gol da vitória por 1 a 0, há cinco anos. Desde então, a seleção não voltou a marcar de falta.

— É um desafio que a gente tem de bola parada. Vamos ver se no jogo sai alguma coisa diferente, se caprichamos na precisão — disse o técnico Tite.

Tite prega cautela com Vinicius Jr.

Além do retorno de Neymar, os próximos jogos da seleção serão a primeira experiência de Vinícius Júnior com a amarelinha. O técnico Tite bateu um papo com o atacante e pregou paciência em relação ao desempenho do jogador.

— Ele disse que as coisas aconteceram muito rápido — comentou Tite: — Às vezes a gente superestima a capacidade de maturidade de um atleta que ontem estava na base do Flamengo e agora está no Real Madrid. Então, essas oscilações na parte técnica acabam sendo naturais. Elas vão acontecer.

Vinícius, que será reserva contra a Colômbia hoje, poderia ter jogado pela seleção antes da Copa América, mas sofreu uma lesão que o tirou da reta final da temporada passada no Real. No começo da atual, ainda tenta recuperar o desempenho.

— Ele tem potencial no um contra um, numa velocidade… Brinco que ele tem um potencial de seis, sete marchas. A gente gosta dele de graça — completou o treinador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *