Campanha da Fraternidade 2020 homenageia Santa Dulce

Missa de celebração da Campanha da Fraternidade 2019

Missa de celebração da Campanha da Fraternidade 2019Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirando-se na figura de Santa Dulce dos Pobres, a Campanha da Fraternidade 2020 terá sua abertura na quarta-feira (26), no território da Arquidiocese de Olinda e Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, vai presidir a Missa de Cinzas às 16h, no auditório do Hospital da Restauração. Após a celebração, o metropolita e o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio visitarão duas alas do Hospital da Restauração para ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos aos pacientes daquela unidade.

O local escolhido para o lançamento da Campanha da Fraternidade e a celebração de Cinzas foi o Hospital da Restauração pelo simbolismo da unidade de saúde para todos os pernambucanos. Convergem para o HR pacientes da capital e do interior do Estado, de todas as classes sociais, pois ser atendido lá faz toda a diferença para quem está lutando entre a vida e a morte.

Maior hospital público do Nordeste, “a Restauração”, como é chamado, é referência em emergência médica e salvamento, notadamente nas áreas de neurologia, queimaduras, traumatologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia. Ou seja, o HR contribui para o salvamento de muitas vidas. E lutar em favor da vida foi o legado da Santa Dulce dos pobres, figura inspiradora da Campanha da Fraternidade de 2020. Em 13 de outubro de 2019, Irmã Dulce foi canonizada pelo papa Francisco, tornando-se a primeira mulher comprovadamente nascida no Brasil a ser canonizada.

A Missa de Cinzas marca começo da Quaresma. O carnaval chega ao fim e, com ele, inicia-se a Quaresma para os católicos, período de 40 dias de preparação que antecede a Páscoa do Senhor. A Quaresma é um tempo de penitência, oração e jejum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *