Chuvas favorecem captação de água em barragens em Pernambuco

As fortes chuvas deixaram um rastro de mortes, deslizamentos, alagamentos, engarrafamentos e muita insatisfação na Região Metropolitana. No entanto, a Companhia Pernambucana de Saneamento ressaltou que as precipitações dos últimos sete dias favoreceram o armazenamento de água nas barragens de Pirapama, Botafogo, Tapacurá e Duas  Unas, as mais  importantes do Grande Recife.
barragem rmr
Segundo a Compesa, a barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, foi a que obteve a melhor performance. A captação subiu 29,35%. Nesta segunda, ela está com 76,10% de sua capacidade sendo aproveitada, um acúmulo de mais de sete milhões de metros cúbicos de água. Essa região foi a que recebeu a maior pluviometria: choveu 219,2 milímetros no período.

A segunda barragem que mais acumulou água foi a de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, onde choveu 157,5 mm. O manancial conseguiu elevar a sua capacidade para 102,89% e está transbordando. Pirapama tem a capacidade para armazenar 60.880.246 m3 de água.

Por sua vez, a barragem de Botafogo, que tem a situação mais crítica da RMR,  situada  em Igarassu,  conseguiu aumentar em 4,43% sua capacidade, elevando o nível da barragem de 14.80% para 19.23%. Choveu  14 mm no entorno da barragem, o que representa um acúmulo de 1,2 milhão de metros cúbicos de água.

Em São Lourenço da Mata, choveu 128,5 mm nos arredores da barragem de Tapacurá. Foram  acumulados 2,7 milhões de metros cúbicos de água, um acréscimo de  4,43%, estando o manancial hoje com 45,02% da sua capacidade.

Chuvas causam tragédias, mas favorecem captação de água em barragens da RMR
Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *