Chuvas no Sul atingem 35 mil pessoas

enchente-sul

As chuvas no Sul do país no final de semana afetam cerca de 35 mil pessoas nos três estados da região. Apenas em Santa Catarina, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas.

No Paraná, 26 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Somente na cidade de Corbélia, 80% das casas foram danificadas.

Já no Rio Grande do Sul, 3 mil moradores foram afetados pela chuva de granizo no norte do estado.

Aulas

As aulas foram canceladas, nesta segunda-feira, em 52 cidades de Santa Catarina, informa secretaria estadual de Educação. Entre as cidades atingidas pela medida estão Itajaí, Pomerode e Brusque. Em Blumenau, o cancelamento vale inclusive para terça-feira. Nos últimos três dias, o volume das chuvas foi superior à média esperada para todo o mês setembro.

As chuvas dos últimos dias deixaram cerca de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Mais de 1,3 mil casas foram danificadas por inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.

Segundo nota secretaria, a suspensão das aulas visa garantir segurança de estudantes e professores em razão do aumento do nível das águas dos rios que cortam as cidades.

Alerta

Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, litoral, planalto norte, vale do Itajaí, litoral sul, meio-oeste, planalto e litoral sul.

Já alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages. (Band)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *