CNJ soma 7,8 mil novos casos de Covid, só este ano, em presídios e unidades para menores infratores

Até agora, desde o início da pandemia, são 68,9 mil casos de contaminação, com 253 óbitos

Foram registrados nos primeiros meses de 2021 cerca de 7,8 mil novos casos oficiais da Covid-19 entre presidiários e servidores, segundo monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No total, até agora, estabelecimentos dos sistemas prisional e socioeducativo somaram 68,9 mil infecções.

De acordo com esse levantamento do CNJ, desse total, são 46.901 casos da doença entre presos e 15.450 entre servidores desses estabelecimentos, com 253 óbitos. No socioeducativo, 1.541 adolescentes foram contaminados, além de 5.104 servidores, com 32 mortes registradas.

Os boletins CNJ de monitoramento quanto à situação da Covid-19 nos sistemas prisional e socioeducativo são publicados quinzenalmente, às quartas-feiras. Desde o início do monitoramento, há flutuações no registro de casos.

O acompanhamento é realizado com o auxílio do programa Fazendo Justiça, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a superação de desafios estruturais nos sistemas de privação de liberdade.

Nesta quarta-feira (24), foram atualizadas informações coletadas junto a 12 tribunais estaduais, que disponibilizaram dados atualizados sobre a situação da Covid-19 no contexto local. O boletim também mantém informações anteriores enviadas por outras 15 estados e tribunais regionais federais.

Os números revelam que ao longo da última quinzena houve um crescimento de 17,7% na aplicação de exames sobre Covid-19 em pessoas em estabelecimentos prisionais. Os crescimentos mais significativos foram registrados em Sergipe, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Já em unidades do sistema socioeducativo, a testagem para a detecção da doença foi realizada em 18.035 adolescentes privados de liberdade, além de 22.598 servidores, em estabelecimentos de 24 estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *