Com mutirão de consultas, HU-Univasf alerta para importância do diagnóstico e tratamento do Glaucoma

O cuidado com a visão é uma preocupação que deve fazer parte do dia-a-dia. A melhor maneira de prevenir e tratar problemas associados aos olhos é consultar regularmente o oftalmologista, médico especialista em visão. Com o objetivo de alertar a população sobre a importância desse cuidado e ainda chamar a atenção para a necessidade do diagnóstico e tratamento do Glaucoma, o HU-Univasf realizará o I-Mutirão de Combate ao Glaucoma.

Ilustração

O evento ocorrerá no dia 26 de maio, dia nacional de combate à doença, ocasião em que várias unidades de saúde do país promovem ações relacionadas ao tema. No mutirão, as pessoas serão atendidos por médicos oftalmologistas, além de outros profissionais que integram a equipe do evento. Durante a avaliação, os usuários poderão passar por uma série de exames como: Teste  da acuidade visual, Teste da Sombra, Biomicroscopia, Aferição da pressão intraocular (PIO) e Exame de fundo de Olho.

Vagas preenchidas

 

Em sua primeira edição, o Mutirão de Combate ao Glaucoma do HU-Univasf disponibilizou 100 vagas de consultas. 40 vagas foram destinadas a pessoas selecionadas durante a comemoração do Dia Nacional de Prevenção da Hipertensão, evento ocorrido em 26 de abril no Parque Municipal de Petrolina e com o apoio do HU-Univasf. Na ocasião, passaram por triagem os indivíduos que, por apresentarem sintomas relacionados à hipertensão, estão mais propensos a desenvolverem o Glaucoma. As outras 60 vagas foram disponibilizadas para pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina e que, após exame médico, apresentaram alguma indicação para avaliação oftalmológica.

 

 

Diagnóstico e grupo de risco

O Glaucoma é um problema que pode ter consequências graves e que pode levar à cegueira. Apesar disso, a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial.  É de extrema importância receber o diagnóstico e começar o tratamento o quanto antes, o que só é possível quando o indivíduo é acompanhamento regularmente por um médico oftalmologista.

O grupo de pessoas com maior incidência de Glaucoma é composto por pessoas a partir  de 40 anos, afrodescendentes, indivíduos com alta miopia e hipermetropia, diabéticos, hipertensos e pessoas com histórico na familiar da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *