Comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira é celebrada com programação de atividades virtuais; confira

Por G1 BA

Comemoração dos 120 anos de Anísio Teixeira é celebrada com programação de atividades durante um ano — Foto: SEB/Divulgação

Comemoração dos 120 anos de Anísio Teixeira é celebrada com programação de atividades durante um ano — Foto: SEB/Divulgação

Em comemoração aos 120 anos do educador baiano Anísio Teixeira, celebrado neste domingo (12), foi feita uma programação de atividades que serão realizadas durante um ano. A homenagem é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

A iniciativa pretende divulgar o pensamento e a obra de Anísio, junto aos educadores brasileiros e a reflexão sobre a contribuição dele para a educação. A programação será realizada nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e foi estruturada a partir das ações de formação continuada.

Também em homenagem aos 120 anos, será assinado um Projeto de Lei enviado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que designa Anísio Teixeira como Patrono da Educação da Bahia. Está prevista, ainda, uma sessão solene no Congresso Nacional.

Neste domingo, será realizado uma live nas redes sociais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), às 17h, com apresentações culturais para comemorar a data.

A programação contará com lives sobre temas relacionados ao educador e diversas postagens nas redes sociais do Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre o legado do educador. Além disso, também será publicado o podcast “Nas ondas da rede: Anísio Teixeira”, vídeos tutoriais sobre ferramentas digitais que contribuem para ações pedagógicas online e vídeos de educadores e estudantes da Escola Parque.

Programação:

Na segunda-feira (13), o IAT vai realiza às 10h, uma live de lançamento da Nova Plataforma Anísio Teixeira, com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; a diretora do IAT, Cybele Amado; e o presidente da Fundação Anísio Teixeira, Juliano Mattos; entre outros convidados.

No mesmo dia, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) realiza, às 14h, uma sessão especial em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira. Já às 15h, a Escola Parque promove a live “120 Anos de Anísio Teixeira.”

Ao longo do ano, também estão programados atividades e eventos como:

  • Prêmio Anísio Teixeira de Gestão Escolar;
  • Aula Magna na Escola Parque Carneiro Ribeiro, em Salvador, e na Escola Parque 308 Sul de Brasília;
  • Denominação do prédio da SEC como “Casa Anísio Teixeira” e exposição comemorativa na SEC e nos NTEs;
  • Lançamento da Biblioteca Anísio Teixeira com a publicação de obras do educador;
  • A realização de seminários virtuais com instituições de Ensino Superior públicas.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *