Comissão Central divulga resultado final da eleição para Gestores de Vices-gestores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

 

Após criteriosa análise da Comissão Eleitoral Central, foi divulgado no final da tarde desta quinta-feira (05) o resultado oficial da eleição para Gestores e Vice-gestores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. O pleito, realizado no último dia 29, foi considerado um sucesso e mais uma vitória da democracia em Juazeiro, que traz para o setor de educação valores cidadãos e o resgate de direitos, como o de escolher os dirigentes das unidades de ensino públicas municipais.

De acordo com a Comissão Central, foram recontados todos os votos, checadas as listas de eleitores e as atas. “As informações teriam que ser exatas. O número de cédulas deveria corresponder ao número de inscritos na lista de votantes e bater com os dados da ata. Apenas um voto a mais já anularia o segmento, nesse caso, o de pais, alunos ou professores/funcionários. Ao final da votação cada escola realizou sua apuração com a mesa escrutinadora, mas o resultado oficial é este que estamos divulgando após minuciosa conferência. Todo esse trabalho teve como objetivo garantir a transparência e lisura do processo”, explica a presidente da Comissão e Superintendente de Gestão da Secretaria de Educação e Esportes, Lucinete Alves.

Muito elogiado por todos os envolvidos, inclusive pela comunidade escolar, que foi a grande responsável pela execução da eleição, a segunda edição do processo de escolha dos gestores e vices também incluiu a certificação (através de uma prova escrita) e avaliação psicológica. “É um processo muito bonito, que envolve os conselhos escolares, a família, os estudantes e outros atores sociais, como APLB Sindicato, que também lutou por esse modelo de escolha, e o Conselho Municipal de Educação. Acho que os ganhos dessa iniciativa do prefeito Isaac Carvalho vão além do que podemos enxergar hoje, eles atingem diretamente a autoestima dos professores e dos alunos, por exemplo, pois todos se sentem valorizados”, avalia a presidente.

Para o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a divulgação do resultado final é a conclusão de um processo realizado com compromisso e dedicação. “É preciso destacar o valor dessa festa democrática que foi a segunda eleição de gestores de Juazeiro, até porque nem sempre foi assim. Até pouco tempo atrás a escolha dos dirigentes escolares dependia das ‘vontades políticas’, mas agora essa escolha acontece através do voto. A partir da decisão do prefeito Isaac Carvalho, tomada em 2010, essa história foi mudada irreversivelmente, pois o povo de Juazeiro não admitirá mais retrocesso. A gestão democrática da educação de Juazeiro está consolidada. E os nossos parabéns vão para todos os gestores, que através da opção popular foram eleitos para quatro anos de mandato”, conclui o titular da SEDUC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *