Conferência discute educação municipal

CSC_0038-602x399

A Conferência de Educação do Estado da Bahia (Coeed) foi encerrada nessa sexta-feira (11/10), no Centro de Convenções de Costa de Sauípe, Litoral Norte. O evento, organizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia, teve como tema central o ‘Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração’.

Durante o encontro foram debatidos os resultados das discussões realizadas nos encontros municipais, que tiveram o foco emquestões relacionadas ao sistema municipal de ensino. Dentre os oito eixos debatidos, “Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”, ganharam destaque. Na oportunidade, os temas abordados foram Relações Étnico-Raciais e Multiculturais; Educação Escolar Índigena e Territorialidade; Educação Escolar Quilombola: desafios na implementação das Diretrizes Nacionais.

“Todas as conferências são muito importantes para escutar as vozes da sociedade e formular políticas públicas  que melhorem aqualidade de vida da população. A efetividade da educação é um princípio básico, e no caso do Governo da Bahia, melhorar a qualidade da educação é também combater o racismo institucional e nas escolas públicas, onde a maioria dos seus alunos é formada por negros”, afirmou o secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Segundo o secretário de educação Osvaldo Barreto, a conferência de educação priorizará em seus debates a formulação de políticas públicas de inclusão de povos e comunidades tradicionais nas escolas, incluindo quilombolas, por entender que a educação é o ponto nevrálgico para promover a igualdade. “Esta conferência tem o objetivo de democratizar as relações. Temos que polarizar as conferências e esta última vai abordar, dentre tantos temas, a inclusão, a qualidade da educação e a valorização dos professores”, destacou.

O secretário destacou ainda que, todo o processo de construção da conferência se deu graças à realização de 385 conferências municipais e a parceria dos representantes desses municípios, que se empenharam para que o encontro estadual acontecesse.

A Conferência Estadual contou com cerca de 1.600 pessoas, entre delegados eleitos pelos municípios e Territórios de Identidade, delegados indicados pelos sistemas de educação, observadores e convidados. Além destes, marcaram presença os reitores, professores, coordenadores e educadores, os secretários estaduais de educação e cultura, a reitora da Ufba, Dora Leal, o coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior da Secretaria de Educação do Estado.

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: igualdaderacial.ba.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *