Constesf apresenta projeto de implantação do Serviço Inspeção Municipal em plenária

 

Na manhã desta quinta-feira (12), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) participou de plenária realizada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco e pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. O evento aconteceu no SETAF com objetivo de discutir projetos e ações de fortalecimento da política de desenvolvimento territorial.

Estavam presentes representantes de sindicatos, órgãos públicos municipais e estaduais e secretários municipais. Na oportunidade, o médico veterinário do Constesf, Whashington Luiz Nóbrega, apresentou o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que está na primeira etapa de execução nos municípios. “Estamos visitando cada município auxiliando na atualização ou criação de lei municipal que regulamenta o serviço e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e/ou vegetal”, afirmou.

Em sua fala, o veterinário também ressaltou as vantagens de implantar o SIM nos municípios. “O Constesf está aqui para apoiar os municípios e ajudar nessa empreitada buscando a regularização das agroindústrias. Toda a sociedade tem a ganhar, pois os consumidores terão produtos com mais higiene e segurança e o produtor terá mais valor agregado ao seu produto, maior produtividade e a possibilidade de vender para programas governamentais, por exemplo.”, destacou Whashington.

Após a implantação, cada município irá gerar seu próprio selo SIM. O SIM é um serviço sanitário voltado para produtores familiares, que inspeciona e fiscaliza agroindústrias que produzem e comercializam produtos de origem animal e vegetal a nível local.

Ascom Constesf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *