Conversa entre Raul Henry e Paulo Câmara preocupa grupo de Fernando Bezerra para as eleições de 2016

Raul Henry assume presidência do PMDB em Pernambuco. Foto: divulgação.

A cada dia se afunila mais ainda as discussões entre as lideranças do PSB e PMDB pernambucanas para as eleições de 2016 para prefeito. Os dois caciques das legendas, o vice-governador, Raul Henry (PMDB) e o governador Paulo Câmara (PSB) estão ficando cada dia mais afinados, e entre as conversas está o foco sobre Petrolina. O PSB pode liberar o deputado estadual Lucas Ramos para disputar as eleições de prefeito por Petrolina pelo PMDB contando com o apoio do prefeito Júlio Lossio (PMDB). Caso Lucas seja eleito, o PSB de Paulo Câmara, poderá sair fortalecido para as eleições de 2018, cujo objetivo seria diminuir as atenções sobre o grupo do senador Fernando Bezerra que já entrou em campo fazendo campanha para governador.

paulo camara e raul henry-580

Segundo informações do Blog de Jamildo, Raul Henry, assumiu neste sábado (18) o comando estadual do PMDB, no lugar de Dorany Sampaio, à frente da sigla desde 1988. Henry tem pela frente o desafio de colocar o partido na rota do crescimento, mas adota cautela quanto às articulações políticas. A missão é fortalecer a legenda para as eleições municipais do próximo ano. No arco de alianças do PSB, Henry afirma que vem mantendo conversas com o governador Paulo Câmara sobre a disputa eleitoral.

“Acho que nós [PMDB e PSB] faremos aliança em grande parte dos municípios de Pernambuco, mas em outros municípios, onde a realidade política não permitir, cada um segue seu caminho. O exemplo de Petrolina é claro. Lá, temos um prefeito do PMDB que disputou a eleição contra candidato do PSB e lá a política é muito radicalizada,dificilmente faremos aliança em Petrolina“, explicou Henry, durante a convenção estadual.

Segundo o político, a costura das alianças e possíveis rompimentos em algumas regiões é visto como “muito natural”.

“Isso tudo é muito natural para a gente. Temos conversado com a direção do PSB. Eu, pessoalmente, tenho conversado quase que diariamente com o governador Paulo Câmara e ele tem acompanhado tudo isto. Nós compreendemos tudo isto como um processo absolutamente natural. Até porque nós, quando disputamos as eleições de 2014, tivemos apoio de forças antagônicas. Caruaru é um exemplo. Então tivemos apoio de forças que vão querer disputar a eleição municipal”, analisou o vice-governador.

Quanto às eventuais pré-candidaturas, o peemedebista explica que ainda não iniciou o balanço dos candidatos. A análise deve começar em setembro. “Nós vamos trabalhar intensamente até o fim de setembro e então podemos ter uma noção do tamanho que o partido terá nas eleições municipais. Mas muitas alianças podem ser dar”, diz.

Nos bastidores, há quem cogite uma eventual candidatura do deputado federal Jarbas Vasconcelos à Prefeitura do Recife no próximo ano. Jarbas, porém, evitar aprofundar comentários sobre o assunto e diz apenas que o assunto é inapropriado diante da atual conjuntura política no Brasil.

O clima dentro do PSB não é nada bom, pois existe uma grande reação dentro da legenda por parte de adversários de Bezerra para que sua candidatura seja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *