Coronavírus: Associação veterinária aconselha manter gatos dentro de casa

A entidade, por outro lado, reforçou que os animais não oferecem perigo de transmissão aos humanos diretamente
A entidade, por outro lado, reforçou que os animais não oferecem perigo de transmissão aos humanos diretamente Foto: Pixabay

A Associação Veterinária Britânica aconselhou, nesta quarta-feira, que deve se considerar manter animais de estimação dentro de casa para evitar que eles passem a Covid-19 para outros animais e que “carreguem” o novo coronavírus em seus pêlos. A entidade, por outro lado, reforçou que os animais não oferecem perigo de transmissão aos humanos diretamente.

Segundo a associação, informou a rede de televisão CNN, os animais “podem agir como fomitos” (objetos que podem ser contaminados por organismos infecciosos) e podem reter o vírus no pelo se forem acariciados por alguém infectado.

“Para donos de animais que têm Covid-19 ou que estão em isolamento (com suspeita), recomendamos que mantenha seu gato dentro de casa, se possível, durante esse período”, disse a associação em um comunicado. “O vírus pode estar em seu pêlo da mesma maneira que em outras superfícies, como mesas e maçanetas”.

Diante disso, o principal conselho continua sendo o de higienizar bem sempre as mãos. No comunicado, a associação acrescentou que não está sugerindo que todos os gatos devem ser mantidos em ambientes fechados, mas que seus donos devem fazê-lo “apenas se o gato ficar feliz” e não estressados nestes locais.

Há poucos registros no mundo de animais que testaram positivo para o novo coronavírus. A notícia mais recente é de uma tigresa em um zoológico de Nova York, neste domingo. Mas ainda não há evidências científicas suficientes de que os animais, incluindo os de estimação, transmitem a doença para humanos ou que eles mesmos fiquem muito doentes.

“É muito importante que as pessoas não entrem em pânico com seus animais de estimação”, afirmou a Associação Veterinária Britânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *