Coronavírus: Espanha Já registra o dobro de número de mortos da China, mundo tem 34 mil vítimas fatais

País Ibérico registrou 812 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 7,3 mil, entre mais de 85 mil infectados. China volta a sofrer com casos “importados” e já supera os 82 mil

Foto: Reprodução/Twitter

As cifras divulgadas pelo Ministério da Saúde da Espanha nesta segunda-feira (30) colocaram o país no terceiro lugar mundial entre os que mais registram casos de coronavírus. Com os mais de 5 mil novos casos nas últimas 24 horas, o país ibérico passou a ter mais de 85 mil infectados, superando a China, que estabilizou relativamente sua situação, e registra pouco mais de 82 mil casos totais.

O país também teve 812 vítimas fatais contabilizadas nas últimas 24 horas, elevando esse total a 7340, quase dobrando o total de mortes da China, que é de 3305.

Além disso, a Espanha também tem 5,2 mil pacientes na UTI, em estado grave. O número de pessoas recuperadas da doença é de 16,8 mil.

Ainda assim, a porta-voz do Ministério da Saúde, María José Sierra, deu uma declaração que soou a ver o copo meio cheio, dizendo que o aumento do número de casos nos últimos cinco dias foi de 12%, enquanto que, na semana anterior, chegou a ser de 20%. “Pode ser um efeito da quarentena, e esperamos que, com o tempo, o isolamento leve a cifras ainda menores, então devemos insistir nessa medida”.

A comunidade de Madri é a que registra a maior quantidade de casos, com 24 mil, cerca de 28%. Também é a que tem mais falecidos, com 3392. A Catalunha aparece em segundo, com 16 mil casos totais e 1,4 mil mortes.

Por sua parte, a China voltou a ter um crescimento no número de caso acima dos 100. Durante o fim de semana, o país asiático registrou 212 novos casos, que, segundo as autoridades chinesas correspondem a pessoas que ingressaram ao país com o vírus, e estão cumprindo quarentena obrigatória.

A China tem pouco mais de 82 mil casos oficiais de coronavírus, 3,3 mortes e mais de 75 mil recuperados. O governo comunista do país tem mostrado, nos últimos dias, uma grande preocupação com o retorno da doença.

A nível global, já são mais de 735 mil casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, e 34,8 mil mortes. O índice de letalidade é de 4,7%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *