Criador da Casa de Rabeca, Mestre Salu, será o tema da Fenearte 2018

Mestre Salustiano será o grande reverenciado da Fenearte 2018

Mestre Salustiano será o grande reverenciado da Fenearte 2018Foto: Catracalivre\Reprodução

A Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, vai reverenciar nesta sua  19ª edição, de 4 a 15 de julho, no Centro de Convenções,    Manoel Salustiano Soares, conhecido como Mestre Salu, natural de Aliança, zona da Mata Norte, um grande artesão, que ganhou fama pela criação do Maracatu Piaba de Ouro, em 1997 e da sua casa de Rabeca, na Cidade Tabajara em Olinda. Além de Rabeca, Salustiano confeccionava os bichos do bumba-meu-boi, cavalo, boi, burra, as máscaras do cavalo-marinho, feitas de couro de bode ou de boi e os mamulengos de mulungu.

 

O maracatu Piaba de Ouro, criado pelo Mestre Salu, estará presente em toda FenearteO maracatu Piaba de Ouro, criado pelo Mestre Salu, estará presente em toda Fenearte – Crédito: Reprodução

O arquiteto Carlos Augusto Lira, coordenador da mostra, afirma que a entrada, ganhará golas de maracatu gigantes, enormes pés de cana-de-açúcar, e lanças entrocotando, em reverência ao mestre que veio da Zona da Mata. Outra novidade é que haverá um “trono” para reverenciar os mestres na sua ala.

Carlos Augusto Lira promete reverenciar o Mestre Salu com lanças e golas de maracatu no CeconCarlos Augusto Lira promete reverenciar o Mestre Salu com lanças e golas de maracatu no Cecon – Crédito: Folhape|Arquivo

O espaço infantil volta para o térreo, atendendo ao pedido das mães, que não gostaram da área no mezanino. Muitas outras novidades estão por vir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *