Crise na Venezuela: Maduro anuncia fechamento da fronteira com o Brasil

Nicolás MaduroMaduro afirmou que fronteira da Venezuela com o Brasil ficará fechada ‘total e absolutamente, até novo aviso’

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil a partir da noite desta quinta-feira (21).

“Decidi, no sul da Venezuela, a partir das 20h deste 21 de fevereiro, que ficará fechada total e absolutamente, até novo aviso, a fronteira terrestre com o Brasil”, afirmou Maduro em reunião com o alto comando militar.

A medida foi tomada a dois dias da data anunciada pela oposição venezuelana, liderada pelo presidente autoproclamado Juan Guaidó, para a entrega de ajuda humanitária armazenada em pontos da fronteira da Venezuela com a Colômbia e o Brasil.

Maduro indicou que também está considerando fechar a fronteira com a Colômbia e que a decisão sobre a fronteira brasileira se deu por causa do apoio do Brasil aos planos da oposição.

O presidente afirmou que a ajuda humanitária, que foi enviada pelos EUA, é uma “provocação” e que os planos da oposição são um “pobre espetáculo” para fragilizar seu governo.

Desde o último mês de janeiro, a Venezuela enfrenta um acirramento de sua crise política após Guaidó se proclamar presidente encarregado da Venezuela e ter sua legitimidade reconhecida por mais de 50 países, entre os quais o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *