Crise no PSL. Joice Hasselmann perdeu 4,7% da base de seguidores nas redes sociais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Como relatamos ontem, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) ainda é dona de expressivo ativo digital.

Na manhã de hoje, sábado, 19, ela amanheceu com 5,4 milhões de seguidores em seus perfis oficiais no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, mas o processo de desidratação continua acelerado. Desde quinta-feira, a sua base digital ficou 4,7% menor. Até agora, 240.161 aliados abandonaram a parlamentar.

Hoje, os 513 deputados têm 112,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Desde o início da atual legislatura, em 01 de fevereiro, quando o universo digital se tornou um vetor de influência mais expressiva do processo legislativo, o fenômeno em torno de Joice é o de maior magnitude.

Algo parecido só aconteceu com a deputada Tábata Amaral. Após se posicionar contra a orientação do PDT na votação da reforma da previdência, ela perdeu 83.432 desde julho.

Joice, inclusive, supera a saída de seguidores da base digital do deputado Aécio Neves. Desde 01 de fevereiro, 95 mil aliados deixaram seus perfis oficiais.

No total, cinco deputados que se colocaram contra o Bolsonaro – Joice Hasselmann, Prof. Dayane Pimentel, Felipe Francischini, Delegado Waldir e Julian Lemos — perderam 250.758 seguidores.

Joice, como observamos, é mais afetada porque existe uma campanha específica no Twitter, em grupos do Whatapps na direção de estimular que bolsonaristas leais deixem de seguir seus perfis.

O outro lado

No outro extremo, nove deputados que se colocaram ao lado do presidente também foram beneficiados pela crise, mas sem a mesma proporção.

O grupo ganhou 51.528 seguidores desde o início da crise. Eduardo Bolsonaro, por hora, aumentou a sua base em 797 novos seguidores.

BUSCAS NO GOOGLE

A crise do PSL também está impactando as buscas no Google Brasil. Em torno de Joice, há interesse sobre a sua participação na próxima segunda-feira no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Além disso, a frase da deputada que garantiu saber o que a família Bolsonaro fez no verão passado aumentou as buscas sobre o filme do mesmo nome, produzido em 1997.

SITES DE NOTÍCIA

Nas últimas 24 horas, a disputa pelo comando do PSL também é o assunto de maior propagação nos sites de notícia e portais da mídia alternativa.

Entre 28.296 artigos publicados desde então em todo o Brasil sobre diversos assuntos, o texto sobre o post do deputado Eduardo Bolsonaro com a nota de três reais com o rosto estampado da desafeta lidera com 184 mil compartilhamentos até agora e pode chegar a 261 mil.

ANÁLISE

Na avaliação da empresa digital, essa desidratação digital de Joice deve continuar nos próximos dias e eles acreditam que seguindo atual padrão, ela pode perder cerca de 400 mil seguidores até o final da próxima semana.

A dinâmica pode ganhar maior impulso com a entrada de agentes mais robustos na campanha contra Joice, como o presidente Jair Bolsonaro. Caso ele produza algum post recomendando aos aliados o desembarque das redes da ex-aliada, a deputada perderá mais seguidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *