Decepcionados com Dilma: Tarso Genro e Roberto Amaral articulam “frente de esquerda”

Roberto Amaral - Foto reprodução internet

Decepcionados com o PT e o governo Dilma, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) e o ex-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, estão articulando uma “frente de esquerda” para combater a política econômica do ministro Joaquim Levy (Fazenda).

O movimento conta também com os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e os deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ) e Gláuber Braga (PSB-RJ).

O manifesto já está sendo redigido e deverá ser divulgado no dia 7 de julho próximo. Tarso Genro, que foi ministro da Educação no governo Lula, é o principal redator da peça.

O que nos move é colocar propostas de quadros políticos dos distintos partidos – não os partidos como instituições – para serem examinadas pelo conjunto da sociedade, colaborando para a formação de uma futura frente política com um programa de mudanças democráticas na economia e na política. Não temos a pretensão de ser o ‘centro’ desta frente, nem que algum dos nossos partidos o seja”, disse o ex-governador do Rio Grande ao jornal “O Estado de São Paulo”.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues, o futuro manifesto será a “resposta de setores progressistas de esquerda à onda conservadora que temos visto hoje no Brasil e que tem como grande representante o deputado (e presidente da Câmara) Eduardo Cunha”.

Integrante da ala do PSB que não apoiou Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial, diz que a frente de esquerda “não tem ideia de sustentação de projeto político eleitoral para 2016, 2018 ou 2020″.

“A frente não tem influência do ex-presidente Lula ou de qualquer outro presidenciável. A política econômica permeia a discussão, mas nos propomos a pensar a política brasileira, dialogar com os que têm ideias progressistas e o que se quer a partir de agora”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *