“Democracia tropical” é o novo livro de Fernando Gabeira

O jornalista e escritor Fernando Gabeira vai lançar no próximo dia 24 um novo livro sobre o cenário político brasileiro. Chama-se “Democracia tropical”, tem 160 páginas e foi editado pela Sextante.

O livro é fruto das observações do jornalista sobre o funcionamento da democracia brasileira a partir do final do governo militar em 1985.

Ele acompanhou, como repórter, a campanha das diretas em 1984, a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985, a vitória de Collor para presidente da República em 1989, os dois governos de FHC e os dois de Lula, o impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão de Michel Temer à Presidência da República em abril do ano passado.

Gabeira testemunhou o grande comício pelas diretas que se realizou em Caruaru (PE) em 1987 ao qual estavam presentes o então deputado (e filho da terra) Fernando Lyra, Tancredo Neves, Lula e o então governador de Alagoas Fernando Collor de Mello.

Collor, segundo ele, era o “caçador de marajás” e Lula representava a “ética na política”. Como ambos, hoje, são investigados pela Operação Lava Jato, é sinal, diz Gabeira, de que alguma coisa deu errado em nossa jovem democracia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *