Eduardo da Fonte pede que governo revogue ‘cortes’ em bolsas de estudo em meio ao coronavírus

Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) criticou o Ministério da Educação, chefiado por Abraham Weintraub, nesta sexta-feira (27) por “cortes” na distribuição de bolsas para estudantes de Ciências Humanas. Na avaliação do deputado, a medida contraria a Constituição Federal e pode afetar o combate ao novo coronavírus.

O parlamentar enviou ao ministro Abraham Weintraub uma solicitação para que a portaria 34/2020 seja revogada.

Ainda segundo Eduardo da Fonte, uma decisão do Ministério da Ciência e Tecnologia classificou pesquisas sociais e em Ciências Humanas como “não sendo prioridades”. O deputado acionou a pasta e pediu que a classificação seja revista.

“As decisões do MEC e do MCTIC contrariam a Constituição. A Universidade Federal de Pernambuco perdeu 140 vagas de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em diversas áreas. Alunos que foram informados que teriam a bolsa, contavam com esse recurso e depois, sem aviso algum, se viram sem suporte e com o auxílio cortado”, disse Eduardo da Fonte.

“São essas pessoas que desenvolvem as pesquisas para mapear e enfrentar problemas como essa pandemia do Coronavírus, que não se limitam aos desafios propriamente sanitários, mas que terão consequências socioeconômicas graves, exigindo de todos, inclusive da expertise científica, soluções e diálogo”, disse o deputado. (JC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *