Elmo Vaz apresenta projeto de construção do Canal Águas do Sertão em Senhor do Bonfim

O evento teve presença de vários prefeitos da região

Daniela Silva – Ação Popular

Durante a manhã desta sexta-feira (15), foi apresentado na cidade Senhor do Bonfim pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, a concepção do projeto de construção do Canal Águas do Sertão, que tem como principal objetivo levar água do Rio São Francisco da cidade de Sobradinho até São José do Jacuípe assim, beneficiando dezenas de municípios do semiárido baiano.

Estiveram presentes no evento prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas, com o intuito de debater maneiras de amenizar os prejuízos da seca que se alastrou na região nos últimos anos e também uma forma de compreender a concepção do projeto apresentado.

Carlos Brasileiro

Segundo o deputado Carlos Brasileiro (PT), o valor da obra já esta garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e esse projeto irá reverter o quadro da seca do nordeste e possibilitará mudanças significativas na região. “Para o momento que vivemos estamos buscando todas as possibilidades e parcerias com diversos órgãos do governo. Estamos fazendo intervenção na seca, pois são vidas e animais que estão sofrendo. A demanda está demais, a seca estava prevista, mas não nessa dimensão. Será gastado na obra cerca de 12 milhões de reais, pelo PAC 2 que já esta garantido”, afirmou Brasileiro.

De acordo com Elmo Vaz a proposta do projeto vem para solucionar os recursos hídricos da região, além dos impactos ambientais sofridos nesses últimos anos devido à falta de chuva. “Estamos apresentando esse projeto porque queremos reduzir o agravamento da seca, além do colapso existente nos reservatórios construídos já alguns anos”.

Marlos André

A obra irá abranger 37 municípios e um dos objetivos é conduzir água em condições humanas para essas localidades. “A maior garantia que temos é a disponibilidade de água para o abastecimento humano em toda área de influência do projeto.”, afirmou o presidente da Codevasf. Segundo ele, esse projeto é de extrema importância para a população, já que visa amenizar situações lamentáveis durante esse período de seca. “Serão beneficiadas 1 milhão de pessoas. Essa obra é importante , é viável, é rentável, é sustentável e estamos falando de vidas”.

Também presente no evento o prefeito de Pindobaçu, Marlos André (PT), que ponderou o motivo de ir entender o projeto exibido. “Viemos para escutar propostas para os municípios, porque vivemos uma situação emergencial”, ressalva o prefeito.

Olímpio Cardoso e Roberto Carlos

O Deputado Estadual Roberto Carlos (PDT), ressaltou a importância do projeto de construção do Canal Água dos Sertões. “Com essa medida o Governo Estadual junto com a Codevasf, irá viabilizar a questão da água dessas cidades, para que as pessoas não tenham dificuldade em ter água em condições humanas, esse é o momento de ter um projeto estruturante”, afirma.

O prefeito da cidade de Uauá, Olímpio Cardoso (PDT), parabenizou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e mencionou o valor do projeto contra a seca para as localidades afetadas. “Eu vejo esse projeto como uma das medidas concretas para a solução do nosso problema. Eu sou contra a convivência com a seca, se não tivesse esses programas sociais, a situação estaria muito pior. Parabenizo Dr. Elmo Vaz por esse trabalho” conclui.

Durante o evento foi comentado a ausência do Superintendente da Codevasf em Juazeiro Emanoel Lima, pois foi cogitado o não bom relacionamento com o presidente da Instituição, Elmo Vaz.

Outra ausência questionada foi a do prefeito de Senhor do Bonfim, Edivaldo Martins Correia (DEM), mais conhecido como Dr. Correia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *