Em nota, sindicato denuncia difícil situação dos Correios em Pernambuco

Foto: divulgação

Em nota enviada à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE) critica a defasagem no número de carteiros e operadores no Estado. “Além de os trabalhadores estarem sufocados com volumes enormes de trabalho, a população fica sem receber as cartas e encomendas que tanto aguardam”, diz trecho da nota.

Confira na íntegra:

O último concurso público dos Correios ocorreu em 2011 e teve a validade encerrada em 2015, contudo nenhum outro processo seletivo foi realizado até o momento e não há previsão de um novo.

Conforme o próprio diretor regional, Pedro Mota, declarou só em Pernambuco a defasagem chega há 380 profissionais, sendo 300 carteiros e 80 operadores de triagem e transbordo. O setor de reclamações dos Correios registra um aumento de 80,3%, desse número 94% refere-se a objetos atrasados, por exemplo.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE) reivindica há anos a realização de um novo certame, pois o acúmulo de funções e de serviços é grande dentro da categoria.

O carteiro, os operadores de triagem e transbordo (OTTs) e os atendentes comerciais trabalham em um ritmo incansável para realizarem a distribuição e a entrega dos produtos, porém não há mão de obra suficiente para uma demanda tão alta. De acordo com a própria empresa, o número de encomendas chega a 40 mil por dia.

Nos últimos anos, a ECT vem reduzindo o número de locais de trabalho e aglomerando seus servidores em poucos espaços, com muitas encomendas. Mesmo com exonerações e aposentadorias, não há contratação de novos profissionais.

Com isso, além de os trabalhadores estarem sufocados com volumes enormes de trabalho, a população fica sem receber as cartas e encomendas que tanto aguardam. O Sintect-PE e a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios já solicitaram novos concursos, porém, até o momento não obtiveram resposta. (Jamildo Melo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *