Em nova pesquisa, Lula abre vantagem em eventual segundo turno

Segundo o instituto Paraná Pesquisas, petista saiu de empate técnico contra o presidente; Datena aparece em terceiro lugar

Redação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022 segundo o levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira, 29.

No confronto direto, o petista passou de 40,2% das intenções de voto em junho para 43,3% em julho. Já Bolsonaro caiu de 40% para 38,2%.

Lula também tem menor rejeição e maior potencial de voto do que o atual presidente. Enquanto 46,7% responderam que não votariam no petista de jeito nenhum, com o capitão esse índice é de 53,3%.

Datena

A pesquisa, que é contratada pela PSL, também testou o nome do apresentador José Luiz Datena em uma eventual disputa eleitoral. Ele aparece em terceito lugar, ficando atrás somente de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, mas desbancando nomes como Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB).

O nome do apresentador vem sendo testado pelo partido desde o mês passado, porém em cenários diferentes. Segundo a pesquisa, embora não seja capaz de vencer a eleição, Datena é o que mais se aproxima de Jair Bolsonaro em uma disputa direta, sem Lula. No confronto direto, a pesquisa registrou 38,4% para o presidente contra 35,5% para o apresentador.

O instituto ouviu 2.010 pessoas entre os dias 24 e 28 de julho em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2% para os resultados gerais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *