Em Pernambuco, Lula tem 63% das intenções de voto; Bolsonaro, 21%, segundo Folha/IPESPE

Pesquisa sobre disputa à presidência entrevistou mil pernambucanos do dia 23 ao dia 25 deste mês

Pesquisa também avaliou candidatos(as) na capital, na periferia e no interior – Miguel SCHINCARIOL/AFP

A quarta rodada de pesquisa Folha/IPESPE, divulgada ontem, além de mostrar as intenções de voto para governador e senador no estado, também ouviu os pernambucanos sobre a disputa à presidência da República. Na pesquisa estimulada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63%; Jair Bolsonaro (PL), 21%; Ciro Gomes (PDT), 5%; e Simone Tebet (MDB), 2%.

Lula e sua grande aliada, Cristina Costa

Soraya Thronicke (União Brasil)Felipe D’Ávila (Novo)Vera Lúcia (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. O percentual de entrevistados que não votariam em nenhum candidato, em branco ou anulariam foi de 6% e o dos que não sabem ou não responderam, 2%.

Lula tem 58% dos votos na capital, 51% na periferia e 69% no interior. Bolsonaro fica, respectivamente, com 22%, 27% e 18%. Já Ciro tem 2%, 7% e 5%. Simone possui 2% na capital, sobe para 3% na periferia e cai para 1% no interior. Soraya fica com 1% na capital, repete o mesmo percentual na periferia e não pontua no interior. Felipe, Vera e Kelmon só pontuam na capital, com 1% cada.

Entre os homens, 58% votam em Lula, 27% em Bolsonaro; 4% em Ciro e 2% em Tebet. No voto feminino, a preferência de 67% delas é por Lula. Outras 17% ficam com Bolsonaro. Ciro chega a 6% e Simone, 2%. No que diz respeito à faixa etária, Lula ganha em todas elas. Entre 16 e 24 anos, ele alcança 61% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo, com 25%. Ciro e Tebet têm 5% e 3%, respectivamente. Dos que têm 60 anos ou mais, 65% seguem com o petista; 18% com o atual presidente; 3% com o pedetista e 2% com a senadora emedebista.

– PUBLICIDADE –

Instrução
Quanto ao grau de instrução, Lula fica 70% dos votos daqueles que têm até o ensino fundamental. Nessa parcela, Bolsonaro fica com 15%; Ciro, 3% e Tebet, 1%. Para os que têm ensino médio, o líder das pesquisas tem 57%; seguido de Bolsonaro, com 26%; o ex-governador do Ceará tem 7% e Tebet, 2%. Em relação aos eleitores com nível superior, Lula ganha com 59%. Bolsonaro possui 27% das intenções; Ciro, 5%; Tebet, 4%.

Na estratificação por renda familiar, Lula alcança 67% de quem recebe até dois salários mínimos. Seu principal opositor fica com 17%; o pedetista tem 5% e Simone, 2%. Já para o público com renda acima de cinco salários, Lula lidera com 53%, seguido do atual presidente, com 33%; da senadora Simone Tebet, com 5% e por Ciro, com 4%.

A pesquisa Folha/IPESPE, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE01647/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-09992/2022, foi realizada do dia 23 ao dia 25 deste mês. Foram ouvidos mil pernambucanos a partir de entrevistas pessoais, com questionário estruturado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.