Emoção durante vacinação contra Covid-19 em Uauá; veja vídeo

Da Redação

Foi iniciada nesta quarta-feira (20) no município de Uauá, a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. Devido a insuficiência de doses, neste primeiro momento, os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente foram  os primeiro agraciados. Essa foi uma recomendação apresentada pelo Ministério da Saúde aos prefeitos e governadores. Em Uauá, três profissionais foram contemplados.

Jorge Lobo

“Este é um ano de esperança, ainda assim estamos passando por um momento que não é fácil e só poderemos resolver esta situação assim que todos no município estejam vacinados. Quero lembrar ainda, que esta doença vai continuar, e as pessoas precisam continuar com muito cuidado. Tenho certeza que amanhã será um novo dia, trabalhar ajudando a salvar vidas é muito gratificante”, falou emocionado o secretário de saúde, Jorge Lobo.

Jorge, Marcos e Moisés

Outro que se mostrou satisfeito foi vice-prefeito Moisés Moisés Ribeiro. “Hoje a população já percebe a situação de melhora na saúde do município. A responsabilidade que temos hoje é imensa, o nosso povo depositou a esperança em Marcos e Moisés, pois o que depender de nós vamos trabalhar para melhorar esta situação em nosso município, mas só conseguiremos com a ajuda de todos. A chegada desta vacina traz esperança para todos, e assim acreditamos em dias melhores para todos”.

O prefeito Marcos Lobo assegurou que as pessoas vacinadas na primeira etapa, serão contempladas com a segunda dose. “Este é um momento de esperança com a chegada da vacina. Podemos dizer que os dias do vírus estão contados, mesmo assim teremos que continuar com muito cuidado.  As primeiras poucas doses que chegaram foram para atender os 122 profissionais da área de saúde que estão na linha de frente, e com 21 dias depois, esses mesmos profissionais terão a garantia da segunda dose”.

Marcos Lobo

Ele se mostrou satisfeito com a ação do governador Rui Costa. “Quero agradecer ao governador por fazer uma lojistica competente que em menos de 18 horas da chegada da vacina em Salvador, de imediato enviou para Uauá e outros municípios. Se os governos estadual e federal começaram certos, não seremos nós vamos errar”. Marcos reforçou afirmando “que em breve o nosso município terá mais doses necessárias, e sabemos que os idosos são prioritários depois dos profissionais de saúde, e não tenho dúvida que iremos cumprir todas as metas (…) As atitudes que foram tomadas nos últimos 20 dias no combate ao covid-19, já houve uma queda nos números apresentados no boletim epidemiológico”.

Marcos lembrou que estará viajando na próxima segunda-feira à capital baiana tratar com o secretário estadual de saúde, Fábio Villas-Boas e com o governador Rui Costa a aquisição de mais vacinas. “Temos compromissos pré-agendados em Salvador, e assim esperamos resolver as coisas. Quando se trata de salvar vidas, não medimos esforços, e será nesta batida que iremos trabalhar, este é um compromisso meu e de Moisés.”

Marcas do passado  

“Pegamos um passivo muito grande. A irresponsabilidade foi grande do ex-gestor [Lindomar Dantas]. Ele não pensou em ninguém, já se calcula sobre  os R$ 6 milhões que foram enviados para Uauá, através do governo federal para o combate ao covid que desapareceu. Não deixou estoque de nada, nem de material. Estamos fazendo um levantamento técnico, já denunciamos o caso ao Ministério Público e TCM. Quem faz o mal aqui, é aqui onde se deve pagar. Temos a certeza que a partir de agora dias melhores virão para nossa terra. A reforma do hospital já vai começar e é assim que iremos tratar as pessoas de Uauá, disse Marcos.

Pessoas vacinadas

Uma das pessoas que foi vacinadas nesta primeira fase foi a funcionária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), senhora Bernadete Rodrigues Alves. “Estou muito emocionada por ser uma das primeiras pessoas à tomar a vacina. Muita emoção! Agora espero que todas as outras pessoas também sejam agraciadas”. O motorista do Samu,  Alcebíades Neto, também foi outro que tomou a vacina. “Estou muito feliz! São onde meses nesta batalha transportando pessoas doentes, algumas delas não retornaram, foram momentos tristes. Agora chegou a hora mais esperada por todos, estou bastante emocionado”. Quem também foi agraciada com a vacina, foi a pessoa de Maricarla que trabalha no Samu.

Galeria de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *