Emoção e revolta durante entrega das chaves das casas do Residencial Parque São Gonçalo, em Petrolina

Ação Popular (AP)

Foi com grande emoção e revolta que centenas de pessoas compareceram na manhã de hoje (28) na rua José e Maria, local onde funciona o Escritório Regional  de Habitação da Caixa Econômica Federal, onde foram entregues  920 chaves dos beneficiários do Residencial Parque São Gonçalo, do programa ‘Minha casa, minha vida’ em Petrolina.

O evento deveria ser realizado pela Prefeitura Municipal, mas devido a uma intervenção branca por parte do Ministério das Cidades e seus aliados em Petrolina, as pessoas foram tratadas de maneira deselegantes, sendo humilhadas, enfrentando filas no meio do sol forte numa rua fechada com pouca ventilação. Eram mulheres simples, mães de famílias de mãos calejadas acompanhadas de seus filhos e netos que não se renderam aos futuros detentores do poder no município que já mostraram suas garras para a sociedade como se trata as pessoas pobres. Durante os momentos em que a administração Júlio Lossio (PMDB) esteve à frente dos sorteios e entrega das casas, as pessoas eram colocadas em lugares descentes e de respeito, com toda a estrutura, inclusive com sanitários à disposição. “O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não. Foi isso que esse grupo ganhador das eleições fez com todos nós na manhã de hoje, o pior virá pela frente e estaremos preparados para dá a resposta nas urnas em 2018”, disparou a senhora Márcia Ferreira dos Santos.

img_20161028_090323770
Mesmo diante do sol forte, as pessoas não se renderam levando faixas e cartazes agradecendo o prefeito Júlio Lossio por ter adquirido as casas

Minutos depois o prefeito Júlio chegou,  cumprimentou cada uma das pessoas que se encontraram na fila, sendo que outras saiam correndo de todos os lugares indo ao seu encontro emocionadas para abraçá-lo. “Estou muito emocionado e ao mesmo tempo surpreso com o Ministério das Cidades que colocou as pessoas para receberem as suas casas no meio da Rua. Todos os eventos anteriores as entregas foram organizadas e contava com cadeiras, toldos, água, sanitários, tudo, e hoje as pessoas foram obrigadas a fazer filas no sol pela insensibilidade do ministro Bruno Araújo que ontem estava entregando algumas poucas casas aqui perto e hoje teve vergonha de vim aqui e ainda dificultou a entrega”, fuzilou.

img_20161028_085800924
Lossio cumprimentou as pessoas que estavam na fila, e elas faziam questão de registrar o histórico fato

Lossio disse que depois que perdeu as eleições, o tratamento do ministro ficou péssimo. “Ele ainda não tirou a campanha do corpo e já está em campanha para as próximas eleições, ele errou muito quando dificultou a entrega dessas casas, mas ele está na lista do Lava jato e seus bens podem ser penhorados a qualquer momento e quem vai ficar sem casa é ele”, desabafou.

img_20161028_090806250
Francisca Celestina estava satisfeita por ter recebido as chaves de sua moradia

Uma das beneficiadas, Dona Francisca Celestina, agradeceu ao prefeito Lossio. “Eu não tenho nem palavras para agradecer o Prefeito. Moro aqui em Petrolina há 40 anos e nunca tive direito a uma casa, só trabalhava para pagar aluguel e hoje estou com a chave da minha casa. Lossio sempre esteve com a gente e nunca nos desprezou, inclusive agora quando seus adversários tentaram nos prejudicar tirando o nosso direito e ele lutou por todos nós até chegar este momento. Ele é o homem que ajuda as pessoas carentes e pobres, que Nossa Senhora Rainha dos Anjos cuide dele”, disse emocionada.

img_20161028_091019248
Priscila Pâmela recebendo as chaves das mãos de Lossio

Priscila Pâmela que também foi beneficiada com a casa enalteceu o prefeito Júlio Lossio. “Estou muito feliz em receber a chave da minha casa, sempre vou votar nele, é um prefeito que sempre esteve no meu coração, nunca abandou os pobres. Vencemos e chegamos até aqui e agora é hora de comemorar. Vou guardar isso para o resto da minha vida. Parece que foi Deus que nos enviou ele para nos ajudar”.

img_20161028_092347367
Joselma Evangelista

Outro momento marcante foi o agradecimento da senhora Joselma Evangelista. “Em primeiro lugar agradeço a Deus e em segundo ao prefeito Júlio Lossio que nos proporcionou este grande momento de alegria. Não tenho mais palavras para agradecer”.

img_20161028_093738163
Dona Maria das Dores emocionou pessoas presentes no momento do agradecimento

img_20161028_093754493

img_20161028_093800123

img_20161028_093815207

Contemplada com a casa, Dona Maria das Dores, 67 anos, não conteve as lágrimas. “Já fui tão humilhada nesta vida e hoje Deus me dá esta casa, agradeço ao prefeito Doutor Júlio em ter me ajudado neste momento tão significante de minha vida. Não sei o que seria de mim sem ter um teto para morar com esta idade. Que Deus ilumine seus caminhos”.

img_20161028_091825790
Thamires Souza

Indignada com a atitude do Governo Federal, através do Mistério das Cidades em fazer a entrega das chaves no meio da rua, a senhora Thamires Souza, repudiou a ação. “Isso foi uma tremenda covardia e falta de respeito, perdemos praticamente um dia de trabalho para ficar aqui, isso deveria ser uma festa, ganhar uma casa merece uma coisa mais organizada, o governo federal humilhou a gente. Em anos anteriores o prefeito fazia uma festa e agora acontece isso, tamanha perseguição politica, pura palhaça, mas nós moradores iremos fazer uma festa para o prefeito Júlio Lossio em nosso condomínio. Não deixaremos isso passar em branco”.

img_20161028_090025868
Os contemplados faziam questão de tirar fotos

Ainda sim, Lossio falou que antes de entregar seu governo novas obras serão entregues. “Ainda tem Unidade de Saúde para ser entregue, Nova Semente, pavimentação, Clube de bairro, entre outros. O governo não pára, e espero que o próximo prefeito continue o nosso trabalho. Só no nosso governo entregamos mais de 10 mil casas”.

img_20161028_094257896
Raimundo Sol Posto

Por fim, a ex-vereadora Maria Raimunda Sol Posto (PMDB), disse que o povo reconhecerá Lossio como um dos maiores prefeito que já passou pela história do município. “Eu acredito que cada pessoa que esteja recebendo as chaves nunca vai esquecer de Lossio por ter trabalhado em prol do social e da pobreza em Petrolina. Fica aqui minha admiração e respeito que tenho por ele, valeu muito os 8 anos. Ele vai ficar marcado pelo resto da história de Petrolina”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *