Empreendedores de Juazeiro recebem orientações sobre tributos e segurança no trabalho

O evento reuniu mais de 40 empresários do segmento de panificação e confeitaria do município e região

As questões tributárias estão entre os temas que geram mais dúvidas aos donos de negócios. Para orientar esse público, o Sebrae em Juazeiro realizou a palestra “Tributação na indústria de panificação”, nessa quinta-feira, 20 de julho, ministrada pelos advogados tributaristas Daniel Castillo e Luciana Couto. A capacitação voltada para empresários do setor de panificação aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no município abordou assuntos como a importância social do tributo e a tributação nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) de panificação, incluindo características, regimes, aplicações e recolhimentos.

Mais de 40 empresários do segmento de panificação e confeitaria participaram do evento, que também abordou as Normas Regulamentadoras (NR) de Segurança no Trabalho. O empresário Wagner Wilker Matos atua no setor há 16 anos, com duas panificadoras em Juazeiro, e sabe da importância de ter conhecimento sobre os tributos, adequando o negócio às normas legais. “As palestras nos incentivaram a buscar mais informações. Muitas vezes, as micro empresas estão enquadradas de forma errada e acabam pagando mais impostos. Há situações que temos direito à isenção em alguns produtos e nem sabemos”, destacou. Segundo ele, as orientações levaram a lição de modernizar os equipamentos e instalações a fim de garantir o bom funcionamento da empresa e a segurança das equipes.

Durante a programação foi apresentado o case de sucesso da panificadora Globo, que conseguiu se adequar às normas regulamentadoras exigidas pelo Ministério do Trabalho com baixo custo, por meio do Sebraetec, uma ferramenta do Sebrae que promove o acesso a serviços tecnológicos e inovação aos pequenos negócios, com subsídio de até 70%. O empresário Laercio Solano conseguiu ajustar todos os equipamentos da empresa de acordo com o que prevê a legislação. “Com o apoio do Sebrae e de uma empresa de engenharia, minha padaria se tornou modelo na cidade. Foram feitas adaptações na parte elétrica e de maquinaria, instalação de botões de emergência e proteção, conforme a lei exige. O mais importante é que todas as mudanças tiveram um custo baixo. Hoje, minha equipe de funcionários trabalha com segurança total”, comemora.

O técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, avaliou o evento de forma positiva, ao tratar de duas temáticas necessárias para que a empresa possa traçar estratégias e obter resultados no mercado. “Os empresários conheceram opções tributárias que trazem mais vantagens para sua empresa e tiraram dúvidas quanto às normas que impactam diretamente no setor de panificação. O empreendedor precisa estar alinhado a todos os setores da empresa, desde a produção, financeiro à legislação, pois, só assim, vai garantir o equilíbrio e crescimento do negócio”, pontua.

O evento foi encerrado com o planejamento de estratégias e ações para o segmento de panificação e confeitaria em Juazeiro, e contou com a participação do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (SIPACEB), além de representantes do Sebrae, Senai e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Lucilene Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *