Encontro entre prefeitos do Sertão do São Francisco e SEDUR discute o desenvolvimento dos municípios

Prefeitos

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (21) mais um encontro que faz parte dos Seminários Regionais Urbanos, iniciativa do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado – SEDUR. Na ocasião, os prefeitos dos municípios de Juazeiro, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Uauá, Sento Sé, que compõem o Território de Identidade do Sertão do São Francisco, se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

O encontro teve como objetivos discutir a compreensão da importância da região para a cidade e da cidade para a região, pensar a cidade/região na sua totalidade e complexidade, sem deixar de lado as necessidades e os sonhos da cidade/região. Além disso, discutiu maneiras de tornar cidade/região ainda mais democrática, inclusiva, participativa, ética e transparente, destacando a importância do planejamento como instrumento da gestão publica municipal.

“A SEDUR é ampla e trabalha com três frentes fundamentais, podendo apoiar de maneira bastante efetiva os municípios. Nós estamos prontos para auxiliar , principalmente, no que tange ao planejamentos, os municípios baianos. A ideia desses encontros é contar com os municípios no intuito de acelerar ainda mais os processos de desenvolvimento urbano. Estou a disposição para que possamos avançar nessas ações”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

Os Seminários Regionais Urbanos buscam promover discussões sobre temas relacionados ao planejamento urbano, regional, à preparação de planos setoriais e planos diretores municipais, e à elaboração e execução de projetos e de outras práticas de gestão pública, buscando a implantação de projetos de infraestrutura frutos da articulação entre união, estado e municípios.

Os seminários estão sendo realizados nos Territórios de Identidade que abrigam os quatro pólos do interior de maior dinamismo econômico (66 % do PIB da Bahia em 2010) e de maior concentração de população urbana (46,4%) do estado, além do Território de Identidade da Região Metropolitana de Salvador. O Seminário já aconteceu no Território do Litoral Sul (Ilhéus) e ainda será realizado nos territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Bacia do Rio Grande (Barreiras) e Vitória da Conquista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *