Especialistas explicam o que é anemia falciforme

Graça Araújo recebeu no Consultório desta quinta-feira (27) a médica sanitarista Miranete Arruda e a presidente da APPAH Joseane André

Rádio Jornal
Foto: Rádio Jornal

Anemia falciforme é uma das doenças hereditárias de maior prevalência no Brasil e no mundo e possui alta frequência entre a população negra. Sobre o assunto, a comunicadora Graça Araújo conversou nesta quinta-feira (27), com a médica sanitarista Miranete Arruda e a presidente da Associação Pernambucana de Portadores de Anemia Hereditária Joseane André.

Escute o Consultório na íntegra:



Dra. Joseane Miranete diz que a doença é comum devido a misigenação do povo brasileiro, pela mistura com os povos africanos que tinham a doença.

ANEMIA FALCIFORME

A doença acontece por um grupo de distúrbios hereditários em que as células vermelhas do sangue assumem o formato de foice. As células morrem prematuramente, causando uma falta de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia), e podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando dor (crise de dor). Alguns dos sintomas podem ser infecções, dores e fadiga. Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, em casos raros, o transplante da medula óssea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *