Estado de pior balanço hídrico do país, Pernambuco vê a morte de riachos com a expansão urbana

Jailson da Paz

Em Pernambuco, o estado de pior balanço hídrico do país, as mortes de riachos ocorrem com a expansão urbana. Revoltante notar que essas mortes, ou melhor poluição ou assoreamento, acontecem nas barbas do poder público e em municípios cujos abastecimentos d’água dependem de reservatórios de outros. Entre essas cidades, Olinda, onde a promotora de Justiça Belize Câmara acaba de recomendar embargo das obras do Loteamento Minervina Queiroz, em Jardim Brasil. O motivo da recomendação é proteger um dos afluentes do Riacho Ouro Preto, o que significa manter as construções a 30 metros das margens do riacho. No documento, a promotora descata a inexistência de projetos sobre o escoamento das águas no loteamento. As palavras e as ações estão agora com a prefeitura, à qual se cobrou a demolição de imóveis que estejam nos 30 metros próximos às margens do riacho, e a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). Que sejam ditas e adotadas rapidamente para se impedir o avanço da irregularidade ambiental. A rapidez é essencial. Em décadas recentes, a lentidão ou a ausência de medidas coibitivas transformou em canais de esgosto afluentes do Rio Beberibe, no Recife e em Olinda, riachos do entorno da Lagoa Olho d’Água, em Jaboatão dos Guararapes, e de Enseada dos Corais, no Cabo. A recomendação da promotora é uma oportunidade para Olinda não aumentar esse rol negativo.

reservatorio recife

Roubados

A degradação dos postes da Ponte Velha ou Ponte 6 de Março, entre os bairros de São José e da Boa Vista, é paulatina. Nesse, primeiro levaram dois dos lampiões. E o que restou está sendo destruído aos poucos. Alguns vândalos abrem os lampiões para furtar as lâmpadas. Outros levam tudo.

Sumiu o azul

Os motoristas ainda procuram entender porque a Prefeitura do Recife, em um mês, pintou uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Real da Torre e depois arrancou todo o asfalto. A faixa terá que ser pintada de azul novamente. Os cofres públicos agradeceriam um melhor planejamento.

Eles novamente

Até se melhorou o piso da passarela de acesso ao Hospital Pelópidas da Silveira sobre a BR-232, no Curado. Mas os buracos no tablado voltaram a aparecer. Um perigo para as pessoas que procuram os serviços na unidade de saúde do estado, especialmente porque grande parte é de idosos.

Fim de plantões

Após o fim do plantão noturno do Serviço de Pronto Atendimentos de Peixinhos, famílias de Olinda se queixam das policlínicas São Benedito e Rio Doce. O horário das 17h às 21h foi riscado do atendimento. E o pior, segundo moradores, é o zum-zum-zum de que pode cair para 14h.

Lenços e perucas

Coletores de perucas e lenços foram espalhados ontem no Shopping Guararapes, no bairro de Piedade. A campanha integra a programação do Outubro Rosa, mês voltado à conscientização sobre o câncer de pele, e prossegue até o fim do mês. Os produtos arrecadados serão entregues ao Imip.

Fonte: DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *