Estudantes de Segurança do Trabalho também elegem a UPAE/IMIP de Petrolina como modelo

 

Após receber a visita e o reconhecimento de estudantes de Engenharia de Produção da Univasf na semana passada, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) volta a ser referência. Dessa vez, os alunos de Segurança do Trabalho da Faculdade Maurício de Nassau elegeram a Unidade como modelo bem sucedido no quesito “Higiene e Segurança”.

A visita técnica aconteceu na quinta e sexta-feira (23 e 24) e foi acompanhada pela professora Regina Santos e pelos técnicos de Segurança do Trabalho da UPAE. De acordo com a orientadora, a escolha foi feita a partir das boas referências da Unidade. “A UPAE de Petrolina realmente é diferenciada, pela sua gestão e organização. Conheço essa realidade de perto, pois já trabalhei aqui, mas essa é uma opinião comum a todos. Os alunos ainda farão visitas a outros sistemas de saúde, mas a UPAE é o nosso modelo de ambiente ideal para o trabalho do tecnólogo, que é a formação que a faculdade oferece”, ressaltou.

 

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer toda a estrutura da UPAE, normas e rotinas, dia a dia do trabalho dos técnicos e a aplicação prática das normas regulamentadores que regem o setor, em especial a NR 32. “É importante que eles saiam da faculdade conhecendo um pouco da realidade da profissão. Nessas visitas os alunos aprendem e nós temos a oportunidade de trocar informações. Aqui na UPAE a gente realmente preza pela saúde, segurança e bem estar do trabalhador, e acredito que esse seja um bom exemplo para a turma”, pontuou.

Como dica para os iniciantes, o técnico Sérgio Côrtes ressaltou o olhar crítico e aguçado. “O técnico deve observar cada metro quadrado dentro da empresa que estiver trabalhando, pois só assim conseguirá perceber os erros e acertos. São muitos detalhes que fazem a diferença e é preciso estar atento”, aconselhou.

Valdelice do Santos anotou todas as informações e tirou fotos das placas de sinalização. “Aqui nós conseguimos ver na prática como funciona a teoria dos livros e da sala de aula. A UPAE está de parabéns, pois cumpre direitinho tudo o que estudamos até agora”, observou.

Em mãos de todo o material coletado, os alunos irão elaborar um relatório técnico da visita. “Agora é com eles. Espero que as boas práticas aprendidas sejam levadas para a vida profissional desses futuros tecnólogos em segurança do trabalho. Este é o melhor legado que a UPAE pode oferecer à turma”, concluiu Regina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *