Estudantes e funcionários desocupam Colégio Odorico Tavares, em Salvador

Alunos podem fazer matrícula em unidades próximas à região seguindo um cronograma

Foto: Google Street View

 

Estudantes e funcionários que ocuparam o Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, em Salvador, em protesto contra o fechamento da unidade, desocuparam o local por volta das 1h20 desta quarta-feira (22). O protesto havia começado na terça-feira, às 15h e cerca de 30 alunos compareceram.

Segundo a Polícia Militar, a desocupação ocorreu por conta de uma negociação da PM, da Secretaria de Educação da Bahia (SEC) e da Secretaria de Relações Institucionais. Desde terça-feira (21), a SEC estava tentando dialogar com os estudantes durante a ocupação, porém, por volta das 18h30, a energia do colégio foi cortada.

O fechamento do Odorico Tavares foi anunciado em dezembro de 2019 pelo governador Rui Costa (PT), causando revolta em estudantes.

Em nota a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que a matrícula de 176 estudantes em unidades próximas à região. Com isso, alunos que estudavam no colégio podem se matricular nas unidades escolares mais próximas, como Colégio Estadual Manoel Novais (Canela), o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré); e o Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré).

Ainda segundo a SEC, “a matrícula pode ser solicitada em qualquer unidade escolar da rede estadual, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar”. Os alunos conseguem realizar a matrícula de acordo com o seguinte cronograma:

Até 27/01/2020 – Alunos da rede estadual com interesse em realizar a transferência para outra escola estadual.

21 e 22/01/2020 – Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2019 cujas escolas não ofereçam a série subseqüente.

23/01/2020 – Matrícula de estudantes novos no Ensino Fundamental.

24/01 e 27/01/2020 – Matrícula de estudantes novos no Ensino Médio.

30 e 31/01/2020 – Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula de acordo com o cronograma.

Até 03/02/2020 – Estudantes que não conseguirem efetuar a matrícula de acordo com o cronograma.

Nesta quarta-feira é possível ver uma viatura da PM estacionada em frente ao colégio e a energia foi restabelecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *