Ex-alunos da antiga Famesf comemoram 59 anos de fundação da instituição; mergulhe no tempo vendo imagens do passado 

A Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF) esse ano completa 59 anos de fundação e os alunos egressos da Instituição, hoje integrada ao Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), se reúnem para uma programação comemorativa no dia 14 de dezembro.

O evento acontece durante o dia todo e terá inicio às 9h no auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM) na UNEB com programação aberta e, a partir das 12h, acontece o almoço comemorativo dos ex-alunos em espaço privado, também em Juazeiro.

O encontro é realizado anualmente na UNEB, sempre no segundo sábado do mês de dezembro e homenageia servidores e as turmas de engenheiros agrônomos que se formaram no período de funcionamento da primeira faculdade de agronomia da região.

Para o professor da UNEB, José Humberto Félix, que faz parte da organização do evento, considera essa realização uma importante oportunidade para integração entre os novos estudantes e os profissionais que se formaram na FAMESF. “O evento promove a integração entre os ex-alunos, professores, técnicos administrativos e os alunos atuais, troca de experiências profissionais e confraternização festiva”, afirma.

Durante a programação serão celebrados os aniversários de formatura de duas turmas: a que concluiu em 1973, completando 40 anos de graduação, e a turma “Professor Geraldo Viana”, de 1969, que na ocasião fará o lançamento de um livro em homenagem aos 50 anos de formados.

Na publicação, os leitores encontrarão fatos sobre as mobilizações, lutas e estratégias realizadas na época para o reconhecimento da faculdade pelo  Ministério de Educação e Cultura (MEC), como a greve de 40 dias realizada no período da ditadura militar, com reivindicações pautadas nas melhorias e o reconhecimento do curso.

O livro conta ainda fatos esportivos da turma, que possuía times de futebol de campo, de salão e de vôlei, além da história de fundação da banda “The Blue Angels”, que foi inspirada no movimento cultural da Jovem Guarda e que era considerada uma das melhores da região, na época, além de vários outros fatos do meio estudantil que ocorreram nas repúblicas, clubes e nas ruas das cidades de Juazeiro e de Petrolina.

Galeria de fotos

Funcionárias da faculdade
Jaime Badeca, primeiro presidente da Diretório Acadêmico
Alunos pedindo carona na portaria
Alunos participando do trote fazendo saudações a saudosa Nélia Costa
As marcas do passado que ainda estão na mente das pessoas que passaram pela Famesf
Alunos do antigo Diretório Acadêmico fazendo protesto na Praça do Jacaré, centro da cidade
O ex-aluno Gaspar Júnior, o ex-funcionário e militante político do PCB, José Pereira e o atual funcionário Fred acompanhando o movimento de greve
O ex-aluno e militante político, Fernando Dantas prestando homenagens ao fundador do Partido Comunista na cidade, Saul Rosas
A Faculdade de Agronomia teve um papel importante no crescimento e formação da política em Juazeiro, e região. Durante a Ditadura Militar, os estudantes encamparam movimentos pelas ruas da cidade contribuindo na formação de opinião
Turma de formandos de 1979. Doutor Josival Barbosa e Felisberto Xavier fizeram parte da turma

Ex-diretor, saudoso professor Otoniel Queiroz
Placa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Agronomia

Texto: André Amorim

Fotos:Jornal Ação Popular (AP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *