Ex-prefeito cobra Bolsonaro sobre vazamento de óleo e fala em ‘retaliação’ contra Nordeste

Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife
Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

O vereador e ex-prefeito do Recife João da Costa (PT) criticou a atuação do governo Jair Bolsonaro (PSL) na contenção do vazamento de óleo que se alastra pelo litoral pernambucano. Segundo o petista, se as manchas de óleo tivessem aparecido em praias do Sudeste e Sul do País, “as providências já teriam sido tomadas”. Na avaliação do parlamentar, o episódio só reforça a “discriminação e retaliação” que estados nordestinos sofrem por parte do Palácio do Planalto.

“Tenho certeza de que se esse vazamento ocorresse nas praias de Copacabana ou Ipanema, no Rio de Janeiro, ou em praias de outros estados do Sudeste e do Sul, as providências já teriam sido tomadas. Não se pode calcular a contaminação, que deverá se estender por muitos anos”, disparou João da Costa.

Para o parlamentar, a responsabilidade é do governo federal e que só estaria, segundo ele, ocupando-se em em criminalizar a Venezuela sem provas concretas.

Bolsonaro/Foto: Carolina Antunes-PR

O vereador ressaltou que no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi criado um fundo de contingenciamento, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para ser acionado em episódios como o que ocorre no litoral nordestino.

“É preciso que o governo federal adote uma postura urgente para solucionar esse problema que está atingindo toda a costa marinha do Nordeste. Esse desastre está acabando com o meio ambiente e vai afetar de forma drástica a economia do Nordeste, que tem no Turismo uma importante fonte de geração de emprego e renda. E sem falar das pessoas que vivem do comércio de pescados e frutos do mar. É preciso o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe se posicionem, identifiquem os responsáveis, os punam e repararem os danos já causos à fauna e flora naturais”, disse o petista.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife, o petista convidou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital, José Neves, para falar sobre o plano de contenção do município. A reunião, segundo o petista, servirá para que a Prefeitura do Recife detalhe quais serão as ações emergenciais a serem adotadas, caso as manchas de óleo cheguem as praias do Pina e de Boa Viagem.

O encontro ocorrerá nesta terça-feira (22), no Plenarinho da Casa de José Mariano, a partir das 14h, e contará com a presença de diversos vereadores da Casa e segmentos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *