Família se inspira no famoso ‘Meme do Caixão’ e enterra idoso com festa

Familiares de idoso dançam e fazem festa no enterro dele, inspirados no 'meme do caixão'
Familiares de idoso dançam e fazem festa no enterro dele, inspirados no ‘meme do caixão’ Foto: Reprodução

Uma família de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se inspirou em um famoso meme na internet para realizar o cortejo de um parente. O “Meme do caixão”, onde homens dançam enquanto carregam um caixão, é o maior meme da quarentena devido a pandemia do coronavírus e correu o mundo. A família do seu Milton Dias Martins, de 69 anos, que morreu vítima de cirrose hepática, utilizou a mesma música e fez vários passinhos enquanto carregavam seu corpo para enterrá-lo no Cemitério de Maruí, no bairro Barreto, em Niterói, no último sábado, dia 1. As imagens viralizaram na internet.

Um dos filhos de seu Milton, Rodrigo Lopes, compartilhou o vídeo gravado, no dia do enterro, em suas redes sociais. Todos aparecem animados, sorridentes e realizando o último pedido do patriarca da família. Ele deu entrada no Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói, na terça-feira, dia 28, mas foi liberado. No entanto, voltou a ser internado no dia seguinte, devido a piora no quadro clínico, precisou ser entubado. Martins faleceu no dia 30 de julho, por volta das 20h30.

“Então está aí. Meu pai não queria ninguém chorando. Então vamos lá. Descansa em paz . Sempre te amaremos até após a morte. Amor da família é para sempre. Fica na paz de Cristo”, disse o filho em seu perfil no Facebook.

A irmã de Rodrigo, Lila Luciene comentou a postagem do irmão e explicou que foi a forma encontrada pela família de demonstrar todo o afeto que sentiam pelo seu Milton.

“Foi difícil, mas tivemos que engolir o choro e fazer uma festa para ele do jeito que ele pediu. Foi a única forma dele sentir pela última vez nosso amor e respeito por ele!”, escreveu Lila na mesma postagem do irmão.

Além de Rodrigo e Lila, Martins era ainda tinha mais cinco filhos: Maria Graças, André Luiz, Paulo Sérgio, César Augusto e Mônica Lopes.

Meme famoso

A cena inusitada chamada “Meme do Caixão”, que correu o mundo e viralizou no início da quarentena, é originária de uma reportagem da rede de TV “BBC”, de 2017. A imagem é proveniente de funerais realizados em Gana, na costa oeste da África, e faz parte de uma tradição fúnebre na qual as pessoas contratam grupos de homens bem vestidos para carregar o caixão do falecido enquanto cantam e dançam.

Ao ritmo da música alegre, tornou-se popular como uma maneira satírica de lembrar os perigos aos quais as pessoas se expõem se não cumprirem o isolamento.

Já a música que embala os dançarinos e o caixão é uma canção típica africana. No meme, foi usada a música “Astronomia”, do artista russo Tony Igy. O vídeo oficial da música foi postado no YouTube em 2018.

Meme do caixão foi inspirado em funerais de Gana
Meme do caixão foi inspirado em funerais de Gana

Roda de samba em enterro de músico, em Belford Roxo

Em julho de 2019, Jorge Victor da Silva Ribeiro, de 23 anos, foi um dos quatro mortos na chacina ocorrida em um bar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Para homenageá-lo, a família enterrou o seu corpo ao som de samba no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu. Uma animada batucada foi organizada por seus amigos.

Alguns deles estavam tocando com o percussionista no Rei do Peixe, onde ocorreu o crime. Sambas-enredos do Salgueiro, sua escola de coração, e músicas de bambas, como Jorge Aragão, Paulo César Pinheiro, Candeia e Fundo de Quintal, fizeram a trilha sonora do cortejo.

00:00/03:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *