Fieb conhece Polo Agroindustrial e Bioenergético

‘Esperamos que outros empreendimentos sejam instalados’, afirmou o presidente da entidade, Ricardo Alban

Redação
Foto: Ascom Seplan
Foto: Ascom Seplan

O Polo Agroindustrial e Bioenergético que está sendo desenvolvido no Médio São Francisco foi apresentado pela Secretaria do Planejamento do Estado a uma missão da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O grupo esteve nas fazendas Serpasa, em Muquém do São Francisco, e Euroeste, Desterro e Barra Agro, na cidade de Barra. O polo possui 16 empreendimentos em implantação e 10 projetos em análise.

“Esta usina que está sendo implantada é o começo. Esperamos que outros empreendimentos sejam instalados, inclusive em outros municípios na circunvizinhança do rio São Francisco. Afinal, uma usina de açúcar e álcool agrega valor ao agronegócio com o produto já industrializado”, disse Ricardo Alban, presidente da entidade. Representantes do Senai Cimatec, vinculado ao Sistema Fieb, participaram da missão.

Segundo o secretário do Planejamento e vice-governador, João Leão, “Queremos firmar novas parcerias, trazer tecnologia, conhecimento, infraestrutura e estimular o turismo empresarial e o empreendedorismo. Integrar a Federação das Industriais ao projeto é importante passo para o fortalecimento da industrialização local”.

Segundo o secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira, a Serpasa chama atenção pela consciência ambiental, cujo funcionamento vai economizar energia, considerando que parte da energia consumida será proveniente das caldeiras. “Além disso, o restante será vendido à Coelba. Outro ponto é a produção de etanol, produto menos poluente do que a gasolina e o diesel”.

A viagem ao Polo Bioenergético prossegue nesta segunda-feira (26), com visita às obras da ponte Barra Xique-Xique, ao projeto experimental de soja da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e à Fazenda Escola Modelo CEEP Águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *